Portugal vai defrontar Islândia, Hungria e Rússia no grupo C do Campeonato da Europa de sub-17, ditou hoje o sorteio da prova que se vai realizar na República da Irlanda, entre 03 e 19 de maio.

A seleção portuguesa, que se apurou para a fase final da competição após vencer o grupo 6 da Ronda de Elite, com três triunfos sobre Escócia, Polónia e precisamente o conjunto russo, que agora vai reencontrar na República da Irlanda.

Portugal, que ergueu o troféu de campeão europeu em 2003 e 2016, nunca perdeu qualquer jogo perante estes adversários, sendo que, dos três, apenas encontrou a Hungria numa fase final, no caminho para o primeiro título conquistado, há quase 16 anos, em Viseu, com golos de Bruno Gama e Vieirinha (2-0).

Em três encontros oficiais com os húngaros, a seleção nacional de sub-17 venceu dois e empatou um, mesmo registo que alcançou frente à Islândia. Já perante a Rússia, duas vezes campeã europeia (2006 e 2013), Portugal somou duas igualdades e dois triunfos, o último dos quais na recente Ronda de Elite, por 2-1.

No grupo A do Europeu, a anfitriã República da Irlanda terá pela frente as congéneres da Bélgica, República Checa, finalista em 2006, e Grécia.

Já os grupos B e D podem, desde já, ser vistos como os mais equilibrados e imprevisíveis, dado o alinhamento de ambos.

O grupo B junta três campeões europeus e a Suécia. À Holanda, detentora do troféu e uma das recordistas de triunfos, com três (2011, 2012 e 2018), juntam-se a França, vencedora em 2004 e 2015, e a Inglaterra, coroada 2010 e 2014.

Por seu lado, no grupo D foram sorteadas a Espanha, que também conta com três títulos europeus (2007, 2008 e 2017), a Alemanha, campeã em 2009, a Itália, finalista da última edição, e a Áustria, terceira colocada em 2003, em Portugal.

Os dois primeiros classificados de cada grupo apuram-se para os quartos de final do Europeu.

As quatro seleções que se apurarem para as meias-finais têm presença assegurada no Mundial de sub-17, que se disputa este ano, na Índia, de 06 a 28 de outubroenquanto a quinta vaga europeia será preenchida pelo vencedor de um ‘play-off’ entre as duas equipas com melhor desempenho entre as quatro que forem eliminadas nos quartos de final.

A 18.º edição do Campeonato da Europa de sub-17 vai decorrer na República da Irlanda, entre 03 e 19 de maio.

Composição dos grupos do Europeu de sub-17 de 2019, na República da Irlanda:

- Grupo A: República da Irlanda, Bélgica, República Checa e Grécia.

- Grupo B: Holanda, França, Inglaterra e Suécia.

- Grupo C: Islândia, PORTUGAL, Hungria e Rússia.

- Grupo D: Espanha, Itália, Alemanha e Áustria.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.