A equipa portuguesa, treinada por Rui Bento, foi mais dominadora, mas, aos 69 minutos, Gerard, após um bom trabalho individual, fez o primeiro golo, numa altura em que a França, que se encontrava em igualdade pontual com Portugal, já vencia a Suíça, por 2-1, e relegava o colectivo luso para terceiro lugar.

O golo espanhol foi obtido numa altura em que Portugal intensificava os ataques e a equipa adversária remeteu-se a funções defensivas.

Aos 74 minutos, o mesmo Gerard colocou um ponto final nas aspirações portuguesas, apontando um canto directo que selou o triunfo.

Apesar de estar em desvantagem, a selecção portuguesa continuou à procura do golo, dispondo de uma oportunidade soberana aos 80 minutos, com Bruma a rematar e a bola a ser devolvida pela trave.

No outro encontro do Grupo A, a França concluiu o jogo com a Suíça, último classificado, com um triunfo por 3-1.

A Espanha, primeira classificada, com nove pontos, e a França, segunda, avançam para as meias-finais, enquanto Portugal terminou em terceiro, com três pontos. A Suíça foi última, sem pontos.

No Grupo B, Inglaterra já está apurada para as meias-finais. Turquia ou República Checa jogam ainda hoje a qualificação.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.