O treinador da seleção nacional de futebol sub-19, Hélio Sousa, considera que a final de quinta-feira do Campeonato da Europa, contra a Alemanha, "é mais um jogo para fazer tudo de bom" e conseguir a vitória.

"Este vai ser mais um jogo para voltarmos a fazer tudo o que temos feito de bom. [...] Para que os nossos jogadores consigam superar-se, nestes momentos, e fazerem, todos eles nos diversos momentos do jogo, dentro das suas capacidades, a diferença, para que consigamos uma vitória", afirmou hoje Hélio Sousa, na conferência de imprensa de antevisão para a final de quinta-feira.

O treinador português considera que, independentemente do resultado final, qualquer uma das equipas merece o título de Campeão da Europa do escalão sub-19.

"Será merecido para qualquer uma destas duas equipas, porque foram as melhores ao longo da competição. Mas o prémio que nós queremos, e vamos buscá-lo, é a vitória", salientou Hélio Sousa.

O selecionador da “equipa das quinas” afirmou que ambas as equipas que vão estar na final de Budapeste gostam de reter a posse de bola, ao contrário do adversário de Portugal nas meias-finais, a atual campeã Sérvia.

"A Alemanha é uma equipa que, tal como nós, gosta e quer ter bola. Ao contrário do que apanhámos com a Sérvia - que começou com dois laterais direitos e tentou enredar-nos para tentar tirar proveito das transições ofensivas - a Alemanha vai querer tanto ter a bola como nós", anteviu Hélio Sousa.

A seleção portuguesa, salientou o treinador, vai ter pela frente um conjunto germânico "fortíssimo" e com jogadores mais experientes que os portugueses.

"É uma equipa que tem uma geração fortíssima. No percurso deles nos sub-16 e sub-17 não perderam um único jogo, mas perdeu a final do Campeonato da Europa, nos penáltis. Estão cá novamente, mas desde então nós também crescemos enormemente e estamos cá com todo o mérito", declarou.

Para Hélio Sousa, "pela organização que os clubes alemães têm", o conjunto sub-19 germânico inclui "jogadores com mais maturidade".

"Isso é evidente pelo número de jogos que alguns jogadores têm efetuados na primeira liga alemã, em comparação com os nossos, que não têm. Mas nós estamos sempre perto de vencer, contra qualquer equipa", disse.

O jogo da final do Campeonato da Europa Sub-19 está marcado para quinta-feira às 18:00 (hora de Lisboa), no estádio Ferenc Szusza, em Budapeste (Hungria).