O selecionador português de futebol de sub-19, Hélio Sousa, garantiu hoje que Portugal estudou bem o adversário e quer vencer na segunda-feira a Sérvia na meia-final do Europeu da categoria, que decorre na Hungria.

“O jogo será difícil, mas é para vencer. Temos encarado todos os jogos neste Europeu como uma final e este não será exceção. Tudo faremos para ganhar. Temos o adversário bem estudado e vamos entrar em campo focados e com o pensamento na final”, disse em conferência de imprensa.

Hélio Sousa negou a existência de qualquer sentimento de vingança em relação aos sérvios, atuais campeões, que em 2013 eliminaram Portugal na meia-final, no desempate por grandes penalidades.

“Vingança? Esse sentimento não está presente no nosso léxico. A meia-final não é uma guerra, é simplesmente mais um desafio que queremos vencer”, disse.

Hélio Sousa elogiou as qualidades da equipa adversária, destacando o facto de os jogadores terem muita “maturidade competitiva porque a maioria joga em equipas de primeira divisão”.

O selecionador sérvio, Vejko Paunovic, destacou “a eficácia tremenda” da formação orientada por Hélio Sousa, mas garantiu uma “uma preparação especial” para travar a seleção das “quinas”.

“Portugal é, a par da Alemanha, o adversário mais forte que encontramos, pela aposta no futebol de ataque. Tem uma grande equipa e domina em todas as vertentes do jogo”, afirmou.

Vejko Paunovic também rejeitou comparações com a meia-final do último Europeu: “Repete-se a história com o reencontro na meia-final, mas é um jogo novo. A única coisa que posso prometer é uma preparação especial para travarmos Portugal e chegarmos outra vez à final. Vamos ter cuidado com todos. Portugal tem grandes valores individuais, mas vale pelo coletivo”.

O encontro entre Portugal e a Sérvia disputa-se segunda-feira às 20h00 (hora de Lisboa) no Estádio Arena Pancho, em Felcsút, na Hungria, e será arbitrado pelo romeno István Kovacs.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.