O selecionador português de futebol sub-19, Emílio Peixe, assumiu esta segunda-feira o objetivo de marcar presença no Europeu da categoria em 2016, mas lembrou que a primeira fase de qualificação, que começa na terça-feira, é apenas o primeiro passo.

“Estamos preparados para dar o nosso melhor e esperamos conseguir atingir o nosso objetivo que é estar no Europeu”, disse Emílio Peixe à agência Lusa, lembrando que até à competição, que irá decorrer na Alemanha, “há duas etapas muito difíceis”.

Portugal, que falhou a presença no último Europeu da categoria, vai disputar a primeira fase de apuramento integrado no grupo sete, juntamente com as seleções da Grécia, Lituânia e Moldávia.

“O Europeu só vem para o mês de junho, até lá temos duas etapas muito difíceis. Esta primeira, onde passarão as duas primeiras equipas de cada grupo (...) e a ronda de elite, que será disputada entre março e maio, na qual só passará uma equipa de cada um dos sete grupos de quatro”, afirmou Emílio Peixe.

O selecionador garantiu que a equipa lusa, que começa o apuramento terça-feira frente à Moldávia, em Nelas, está consciente das dificuldades: “Sabemos que o trajeto irá ser muito difícil, mas estamos preparados para dar o nosso melhor”.

O antigo internacional português admite que a “Grécia, pelo seu trajeto no futebol de formação, seja, no plano teórico, o adversário mais forte do grupo”.

O facto de o médio Renato Sanches já estar a ser utilizado na equipa principal do Benfica é positivo para o grupo.

“É sempre uma mais-valia ter jogadores que chegam, ainda na idade de júnior ao futebol sénior. Temos tido nos últimos anos essa possibilidade, na certeza de ter havido uma aposta concreta no jovem jogador português”, disse, lembrando: “Desta seleção faz parte [a nível etário] ainda o Ruben Neves que já é ‘capitão’ de uma equipa como o FC Porto”.

A primeira fase de apuramento será disputada em 13 grupos de quatro equipas, com as duas primeiras de cada ‘poule’ e o terceiro classificado com melhor registo com o duo da frente, a garantirem presença na ronda de elite.

A Espanha, campeã em título, tem já presença assegurada na ronda de elite, na qual as equipas serão distribuídas por sete grupos de quatro seleções.

Os sete vencedores dos grupos vão-se juntar à anfitriã Alemanha na fase final, que se disputará de 11 a 24 de julho de 2016.

Programa do Grupo 7 de qualificação para o Euro2016 de sub-19:

- 1.ª jornada (terça-feira, 10 de novembro):
Grécia - Lituânia, 13:00 (Estádio Municipal de Santa Comba Dão)
Portugal - Moldávia, 15:00 (Estádio Municipal de Nelas).

- 2.ª jornada (quinta-feira, 12 de novembro):
Grécia - Moldávia, 13:00 (Estádio Municipal de Mangualde)
Lituânia - Portugal, 15:00 (Parque Desportivo Fontelo).

- 3.ª jornada (domingo, 15 de novembro):
Portugal - Grécia, 15:00 (Parque Desportivo Fontelo)
Moldávia - Lituânia, 15:00 (Estádio Municipal de Nelas).