A seleção portuguesa de futebol de sub-19 começa no sábado a disputar o Campeonato da Europa da categoria, com o objetivo mínimo de assegurar o apuramento para o Mundial de sub-20 do próximo ano.

Depois de um trajeto 100% vitorioso na fase de qualificação e na Ronda de Elite, com seis triunfos em seis encontros disputados, a equipa das "quinas" está prestes a iniciar a terceira participação consecutiva num Europeu, que este ano decorre na Hungria, de 19 a 31 de julho.

No entanto, a "mira" da estrutura nacional está apontada ao Campeonato do Mundo de 2015, para o qual ficarão qualificadas as quatro seleções que atingirem as meias-finais do Europeu, bem como as duas formações que terminarem no terceiro lugar dos dois grupos.

Em entrevista à Lusa, o selecionador Hélio Sousa sublinhou a importância de nova presença num Mundial, pelo que o objetivo de Portugal neste Europeu passa por "conseguir, no mínimo, o terceiro lugar" do Grupo A, que conta ainda com Israel, Áustria e a anfitriã Hungria.

"O objetivo está centrado em conseguir esse apuramento, mas esse apuramento pode ser conseguido só na última jornada, podendo até proporcionar a presença numas meias-finais. É importantíssimo estarmos novamente presentes num Campeonato do Mundo de sub-20. Seria a terceira vez consecutiva e seria mais uma oportunidade para mostrarmos a qualidade do jogador português", afirmou.

De resto, o técnico disse acreditar que os três adversários na fase de grupos "vão partir com o mesmo objetivo", pelo que vai ser fundamental "conquistar os três pontos no primeiro jogo", diante de Israel.

"São seleções fortes, que deixaram pelo caminho adversários com qualidade. Estes jogadores estão no primeiro ano de seniores e este é um espaço privilegiado para continuarem a evoluir, perante equipas que são do melhor que há na Europa. Esta é uma oportunidade para competirem com os melhores", referiu.

Por seu lado, o médio Raphael Guzzo elogiou a qualidade das seleções presentes neste Europeu e rejeitou qualquer favoritismo luso, mesmo tendo em conta as ausências de algumas potências europeias.

"As oito equipas que estão no Campeonato da Europa têm muita qualidade. Pode não estar a França nem outras grandes seleções, mas se as outras seleções chegaram lá, é porque têm muita qualidade", disse o jogador do Benfica, enaltecendo o "espírito de grupo" da seleção nacional, que lhe permitiu ultrapassar "dois apuramentos que não foram nada fáceis".

Esta é uma opinião partilhada pelo avançado André Silva, que garantiu que todos os jogadores estão concentrados em "tentar chegar o mais longe possível". O atleta do FC Porto abordou ainda o desempenho individual na qualificação, na qual foi o melhor marcador português, com seis golos apontados.

"Correu-me bem, mas também correu à equipa. Era um objetivo meu, mas o mais importante é termos conseguido chegar lá. Eu apenas ajudei a minha equipa, que é a minha função", adiantou.

Já o extremo Gelson Martins confirmou que "o primeiro objetivo é garantir a presença no Mundial de sub-20", embora admitindo que existe a ambição de "chegar à final" deste Europeu.

Portugal inicia a sétima participação num Europeu de sub-19, no sábado, frente a Israel, seguindo-se os confrontos com Hungria e Áustria, a 22 e 25 de julho, respetivamente.