A seleção portuguesa de sub-19, já apurada para a ronda de elite de apuramento ao Euro2015 de futebol, pretende ficar em primeiro lugar no grupo, já que isto poderá ser importante na definição dos potes para a fase seguinte.

"Queremos vencer a Dinamarca e ficar em primeiro lugar do grupo para cimentar o nosso prestígio internacional. A vitória frente à Albânia foi importante, mas o grupo tem a noção de que ainda não ganhou nada", disse ao sítio da FPF o defesa central Rúben Dias, que representa o Benfica, no rescaldo da goleada (4-1) imposta à Albânia na sexta-feira, em jogo do Grupo 7, que garantiu a Portugal um lugar da ronda de elite.

No entanto, a Dinamarca lidera o grupo com seis pontos, os mesmos de Portugal, mas tem um golo de vantagem na diferença entre golos marcados e sofridos (5-0 contra 6-2, respetivamente), o que obriga a seleção das quinas a vencer a equipa escandinava na segunda-feira, em Ferreiras, no Algarve, se quiser assegurar o primeiro lugar no Grupo 7, de que fazem também parte a Albânia e o País de Gales.

Rúben Dias foi um dos eleitos do selecionador Emílio Peixe no Euro sub-17, em maio de 2014, e espera repetir a experiência em 2015: "Claro que seria fantástico voltar a viver aquele tempo incrível que vivemos em Malta. Jogar dois europeus consecutivos seria um sonho, mas acredito que é possível, porque o grupo está concentrado. Vestir a camisola da seleção nacional numa fase final é sempre marcante".

Ainda com idade para alinhar pelos sub-18, Rúben Dias não considera a chamada aos sub-19 como uma promoção, porque entende que vestir a camisola das "quinas" lhe suscita "o mesmo sentimento".

A seleção treinou este sábado, em Vilamoura, para preparar a partida de segunda-feira com a Dinamarca, que decidirá o primeiro lugar do grupo.