A América do Sul vai estar representada na final da 21.ª edição do Campeonato do Mundo de futebol de sub-20, depois de Venezuela e Uruguai terem superado, respetivamente, Estados Unidos e Portugal, nos quartos de final.
As seleções venezuelana e uruguaia vão defrontar-se nas meias-finais, depois de terem vencido, após ‘horas extraordinárias’, os embates dos quartos.
A Venezuela, que estava pela primeira vez nos ‘quartos’, continua a fazer história, ao derrotar a seleção norte-americana, por 2-1, depois de um 0-0 no tempo regulamentar.
Adalberto Peñaranda, aos 96, e Ferraresi, aos 115, deram vantagem à formação sul-americana, enquanto Ebobisse, aos 117, ainda reduziu para os Estados Unidos.
Já o Uruguai eliminou Portugal, que, tal como em 2015, ‘caiu’ nos quartos de final no desempate nas grandes penalidades, então frente ao Brasil.
A equipa das ‘quinas’ esteve duas vezes em vantagem, começando o jogo praticamente a vencer, com um golo madrugador de Xande Silva, aos 55 segundos, e depois com o tento de Diogo Gonçalves, aos 41. Em ambos os casos permitindo o empate aos uruguaios, primeiro por Bueno, aos 16, e, depois, por Valverde, aos 46, na conversão de uma grande penalidade.
O empate persistiu ao prolongamento e a decisão foi para a marca dos 11 metros, na qual se destacou o guarda-redes uruguaio Mele, ao defender os penáltis de Pêpê, José Gomes e André Ribeiro, desperdiçando os falhanços de Amaral e Viña, tendo a responsabilidade, e a glória, ficado com Bueno.
Portugal, campeão em 1989 e 1991, finalista em 2011, voltou a ficar pelos quartos de final, reeditando o sucedido em 1979 e 2015, enquanto o Uruguai procura a terceira presença na final, depois dos segundos lugares em 1997 e 2013.
Comentários