O futebolista Eduardo Quaresma disse hoje estar preparado para dar uma boa resposta caso seja chamado à titularidade na seleção portuguesa de sub-21, que prepara no Algarve o jogo com a Croácia, de qualificação para o Euro2025.

Com os habituais titulares dos sub-21 na qualificação até ao momento de fora – Renato Veiga chamado à seleção principal e Tomás Araújo lesionado –, o central do Sporting foi questionado sobre a possibilidade de assumir a titularidade na partida frente aos croatas.

“Tenho de estar preparado da melhor maneira, treinar bem e fazer aquilo que o ‘mister’ [Rui Jorge] pede. Já estou há muitos anos, felizmente, com o ‘mister’, sei o que ele procura e espero estar preparado, caso jogue, para dar uma boa resposta e mostrar que posso jogar mais vezes”, disse Eduardo Quaresma, ao Canal 11.

O defesa, que soma cinco jogos pelos ‘verde e brancos’ na temporada em curso, destacou que Renato Veiga “trabalhou para estar na equipa ‘A’” e que Tomás Araújo “teve a infelicidade de não poder estar presente neste estágio”, recordando também que há outros centrais no grupo que podem jogar.

“Temos de pensar todos assim. Temos de respeitar sempre aquilo que os ‘misters’ decidem, porque têm ‘a faca e o queijo’ na mão. E eu tenho de pensar que consigo ser titular, que consigo impor o meu jogo, que treinando bem e estando preparado consigo dar uma boa resposta”, reforçou.

A seleção portuguesa de sub-21 encontra-se concentrada em Lagos, no Algarve, a preparar o próximo jogo de qualificação para o Campeonato da Europa de 2025 do escalão, diante da Croácia, em Karlovac, marcado para terça-feira, às 19:00 locais (18:00 em Lisboa).

Portugal ocupa o primeiro lugar do Grupo G, com 18 pontos somados em sete partidas, seguido da Grécia, com 14 (mais um jogo), da Croácia (13, menos um jogo), das Ilhas Faroé (sete, menos um jogo), da Bielorrússia (seis, mais dois jogos) e de Andorra (três, mais um jogo).

“Estamos bem, sentimo-nos confiantes. Já vencemos [a Croácia] uma vez em nossa casa [5-1, em Faro, em março], sabemos que vai ser um jogo difícil, um jogo diferente, um jogo fora. É sempre mais difícil. Estamos a trabalhar nos pontos fortes e fracos da Croácia, para estarmos mais preparados para, quando chegarmos ao jogo, conseguirmos fazer um bom resultado, que é a vitória”, assumiu o central ‘leonino’, que regista 10 internacionalizações sub-21.

Eduardo Quaresma foi também questionado sobre a primeira convocatória do jovem Geovany Quenda, de 17 anos, seu companheiro de equipa no Sporting, à seleção principal.

“É um miúdo muito calminho, muito ciente daquilo que tem de fazer. Trabalha muito bem, surpreendeu-me muito pela positiva na pré-época do Sporting e também nos jogos que fez. Não me surpreendeu só a mim, surpreendeu tanto ao ‘mister’ Rúben Amorim como ao selecionador Roberto Martínez. Se o ‘mister’ Roberto Martínez o convocou, é porque merece estar lá”, frisou.

O central aconselhou Quenda a “estar tranquilo” e “fazer o que fez até então” no Sporting.

“É um miúdo com muita personalidade, com muita irreverência e que não sente muito a pressão. Espero que lhe corra tudo bem na seleção”, concluiu.