A seleção portuguesa de futebol de sub-21 vai estrear-se hoje frente à Inglaterra na fase final do Campeonato da Europa da categoria, à qual chegou após 10 vitórias na qualificação.

Sob o comando de Rui Jorge, a equipa das ‘quinas’ venceu destacadamente o Grupo 8 e superou depois a Holanda nos ‘play-offs’, com triunfos por 2-0, em Alkmaar, e 5-4, em Paços de Ferreira, surgindo agora ‘reforçada’ na República Checa com o médio William Carvalho, que no ano passado esteve no Mundial2014.

O objetivo luso é a qualificação para os Jogos Olímpicos Rio2016, que pode ser conseguida com a chegada às meias-finais ou ser terceira no Grupo 2, desde que seja atrás da Inglaterra, e vencer o ‘play-off’ com o igual classificado do Grupo 1.

A seleção britânica é a primeira adversária de Portugal, no Estádio Miroslava Valenty, em Uherské Hradiste, a partir das 20:45 locais (19:45 em Lisboa), sob arbitragem do holandês Danny Makkelie, pouco depois de Itália e Suécia inaugurarem o grupo.

Depois da qualificação imaculada, a equipa das ‘quinas’ não venceu nenhum dos três jogos particulares disputados, tendo perdido em Inglaterra, por 3-1, em novembro último, e na República Checa, por 1-0, em março, e empatado 0-0 na receção à Dinamarca.

Neste regresso às fases finais do Europeu de sub-21, das quais esteve ausente desde 2007, Portugal tem como referências históricas o segundo lugar de 1994, com Figo, Rui Costa e João Vieira Pinto, e o terceiro de 2004, com Danny, Bruno Alves e Bosingwa, que valeu a presença em Atenas2004.