A seleção portuguesa de futebol de sub-21 defronta hoje os Paises Baixos, em duelo da segunda jornada do Grupo A, em Tbilisi, estando proibida de somar nova derrota, sob pena de ficar automaticamente eliminada.

Os atuais vice-campeões em título jogam a partir das 20:00 locais (17:00 em Lisboa), no Estádio Mikheil Meskhi, sob arbitragem do romeno Horatiu Fesnic, três dias após terem iniciado a sua nona presença em fases finais com uma derrota face aos anfitriões (2-0).

Expulso com cartão vermelho direto nessa partida, o defesa central Tomás Araújo está suspenso e encurta as opções à disposição do selecionador Rui Jorge para defrontar os vencedores do torneio em 2006 e 2007, que empataram com a Bélgica na estreia (0-0).

Portugal está sem qualquer ponto e no quarto e último lugar do Grupo A, que é liderado pela Geórgia, com três, dois acima dos neerlandeses e dos belgas, que medirão forças com os coanfitriões em simultâneo, também em Tbilisi, mas no Estádio Boris Paichadze.

Cinco vitórias para cada lado e outras tantas igualdades ilustram um histórico equilibrado dos lusos, finalistas vencidos em 1994, 2015 e 2021, com os Países Baixos, que saíram vencedores da única partida feita entre ambos em fases finais (2-1), na edição de 2007, quando festejaram em casa a revalidação do título logrado em solo luso no ano anterior.

Os dois primeiros classificados de cada uma das quatro ‘poules’ acedem à fase seguinte da 24.ª edição do Europeu de ‘esperanças’, que engloba 16 participantes pela segunda ocasião seguida e tem decorrido desde quarta-feira entre três cidades da Geórgia e duas da Roménia, estando a final aprazada para 08 de julho, na Adjarabet Arena, na cidade romena de Batumi.