O “capitão” da seleção portuguesas de futebol de sub-21 Rui Fonte manifestou hoje a vontade de a equipa das “quinas” vencer com uma boa exibição na Polónia, no oitavo e último jogo do Grupo 6 de qualificação para o Euro2013.

«Nós temos a consciência de que temos de jogar para ganhar, pois não nos convém o empate e muito menos a derrota. O objetivo passa por ganhar, fazer uma boa exibição e, se conseguirmos esses objetivos, ficar com moral para encarar os jogos do ‘play-off’», afirmou Rui Fonte, citado pelo sítio oficial da Federação Portuguesa de Futebol na Internet.

O avançado dos catalães do Espanyol considera que a seleção lusa tem «boas possibilidades de ir à Polónia fazer um bom jogo» e conseguir a vitória, mas, recordando os empate recente com os polacos, não espera facilidades.

«Têm dois extremos bastante rápidos, um ponta-de-lança que é muito bom jogador e um número ‘dez’ que também faz a diferença. Tivemos oportunidade de confirmar isso no jogo com a Rússia. Quando estavam empatados, 1-1, tiveram hipóteses de chegar ao 2-1 por duas vezes, mas acabaram por perder por 4-1. Sabemos que vamos defrontar uma equipa que nos vai criar muitas dificuldades», explicou Fonte.

O “capitão” considera que a equipa das “quinas” merece estar presente na fase final do Europeu, que vai ser disputada em Israel, uma vez que apenas perdeu um jogo, frente à Rússia, tendo ainda empatado outros dois encontros na qualificação.

«Até agora, marcámos em todos os jogos. Claro que, em alguns, poderíamos ter feito mais, considerando o número de oportunidades que não concretizámos, mas creio que neste jogo vamos estar ainda mais concentrados, porque se trata do último e é decisivo. Só pensamos em alcançar um bom resultado», concluiu.

A seleção portuguesa viaja hoje para a Polónia, onda vai defrontar a seleção local na segunda-feira, às 17h30 locais (16h30 em Lisboa). A Rússia, que à mesma hora recebe a Moldávia, lidera a “poule”, com 16 pontos, mais dois do que Portugal, enquanto a Polónia é terceira, com 10 pontos.

Esta classificação assegura a Portugal, no mínimo, o segundo lugar do grupo, restando saber se essa posição garantirá, ou não, a presença nos "play-offs" de qualificação, ficando a seleção dependente ainda do confronto entre a Rússia e a Moldávia, que se realiza igualmente na segunda-feira.

Passam aos "play-offs" os primeiros classificados de cada um dos 10 grupos de apuramento, bem como os quatro melhores segundos classificados.