A campeão mundial Alemanha e a Polónia, no grupo C, com vitórias frente à Ucrânia e Irlanda do Norte, e a Croácia, no D, com um triunfo perante a Turquia, somaram hoje os primeiros três pontos no Euro2016 de futebol.
No Estádio Pierre Mauroy, em Lille, a Alemanha entrou com o pé direito na fase de grupos e venceu a Ucrânia, por 2-0, com golos de Shkodran Mustafi (1-0), aos 19 minutos, e Bastian Schweinsteiger (2-0), aos 90+2, que tinha entrado aos 90.
A Ucrânia teve no guarda-redes germânico Manuel Neuer uma enorme parede, principalmente na primeira parte, em que o gigante germânico negou por duas vezes o golo, e pecou pelo desperdício das oportunidades criadas.
Com este triunfo, a Alemanha assume a liderança do grupo C, de parceria com a Polónia, ambas com três pontos, que no primeiro encontro da jornada venceu a Irlanda do Norte, por 1-0, em Nice.
A Polónia dominou por completo o jogo frente à estreante em fases finais Irlanda do Norte, mas venceu apenas pela margem mínima de 1-0, com um golo de Arkadiusz Milik, resultado que não traduz o domínio exercido.
Os polacos só conseguiram inaugurar o marcador aos 51 minutos, quando Arkadiusz Milik rematou de pé esquerdo, em posição frontal à baliza após um cruzamento de Jakub Blaszczykowski na direita.
O domínio polaco foi evidente durante todo o encontro e a debutante Irlanda do Norte só criou a primeira jogada de perigo aos 72 minutos, por Conor Washington, mas acabou por ser desarmado pelo guardião polaco Wojciech Szczesny.
Nos minutos finais do encontro, os polacos, que após sete jogos em fase finais de Europeus conseguiram hoje o seu primeiro triunfo, desperdiçaram várias oportunidades de golo, tanto em jogadas corridas como em lances de bola parada.
Em Paris, no início das hostilidades do grupo D, que integra a bicampeã europeia em título Espanha, que na segunda-feira defronta a República Checa, a Croácia venceu a Turquia, com um grande golo do médio Luka Modric, aos 41 minutos, mas passou ao lado de uma goleada.
O golo solitário marcado por Modric, que utilizou o pé canhão fora da área, revelou-se, no entanto, suficiente para proporcionar aos croatas uma estreia vitoriosa e, para já, a liderança do grupo D.
Rakitic, umas das ‘estrelas’ maiores da seleção croata, deu nota das intenções da sua equipa e ficou perto de marcar o golo mais rápido do torneio, logo aos dois minutos, mas o desvio do médio saiu ao lado da baliza adversária.
Comentários