O treinador da Croácia, Slaven Bilic, deu hoje a sua palavra de «desportista» de que a equipa não jogará para um empate a duas bolas (2-2) na derradeira jornada do Grupo C do Euro2012 em futebol.

«Eu posso garantir-vos como desportista e eles [os jogadores da equipa] são desportistas. De forma alguma, mesmo que tivéssemos hipótese de tal, consideraríamos essa possibilidade. Posso dizer a toda a Itália que nem pensar. Vocês podem acreditar em Deus e nos seus desígnios e esperar algo de bom na vossa vida», comentou hoje o técnico da Croácia.

Após as duas primeiras jornadas do Grupo C, Espanha e Croácia têm quatro pontos, enquanto a Itália soma dois. Se a Itália derrotar a Irlanda e a Espanha empatar 2-2 com a Croácia, os italianos serão eliminados.

No Euro2004, em Portugal, a Itália foi afastada ao ver a Suécia empatar com a Dinamarca por 2-2, o que originou uma "onda" de teorias da conspiração entre os media italianos, que hoje voltaram a recordar o infortúnio em Portugal, um dia depois do empate 1-1 com a Croácia.