A Federação Russa de Futebol emitiu esta terça-feira nas suas plataformas oficiais um comunicado no qual confirma que não vai estar presente no sorteio da fase de apuramento para o Campeonato da Europa de 2024 da UEFA, agendado para 9 de outubro, em Frankfurt.
No comunicado, aquele organismo explica que na base desta ausência está a decisão tomada pela UEFA em fevereiro último de suspender a participação das seleções e clubes russos das competições por si organizadas até anúncio em contrário. Algo que ainda não aconteceu. Quer isto dizer que a Rússia não vai, assim, participar no EURO 2024, cuja fase final vai ter lugar na Alemanha.
Está assim confirmada a revelação feita pelo presidente da Federação Ucraniana de futebol na manhã desta terça-feira nas redes sociais.
"Tal como solicitado, a Fedração Russa não vai estar presente no dia 9 de outubro Frankfurt, na Alemanha. Pelo menos até 2024, a Rússia não vai poder participar em competições internacionais de futebol. O Euro 2024 vai realizar-se sem o país agressor", escreveu Andrii Pavelko.
Entretanto, a UEFA confirmou também, no documento em que explica os procedimentos para a qualificação para o próximo Campeonato da Europa, que a Rússia não irá disputar essa competição. Após reunião do seu Comité Executivo, na Croácia, o organismo máximo do futebol europeu explicou que, em concordância com a decisão tomada a 28 de fevereiro, confirmada pelo TAD a 15 de julho, todas as equipas russas estão proibidas de participar em competições europeias. Desta forma, a Rússia não vai poder participar na qualificação para o Campeonato da Europa.
Assim, serão 53 as seleções a disputar a fase de qualificação, entre elas Portugal. As 53 seleções serão divididas em 10 grupos (sete de cinco e três de seis). De fora desta fase ficam então a Rússia, excluída, e a Alemanha, que na condição de país anfitrião está diretamente apurada para a fase final.
Comentários