Este artigo tem mais de 12 anos
Os controlos de entrada em quatro dos oito estádios do Euro2012 de futebol, a disputar na Polónia e Ucrânia, permitirão a identificação de eventuais “hooligans”, através dos dados biométricos.
Os estádios ucranianos de Donetsk e Kharkiv e os polacos de Wroclaw e Varsóvia terão um equipamento de controlo fornecido pela empresa austríaca Skidata, cujo diretor, Alfred Gunacker, preferiu não revelar os montantes envolvidos no contrato.
«É tecnicamente possível utilizar um sistema biométrico nos acessos aos estádios», disse Gunacker.
O projeto é desenvolvido com o objetivo de impedir a entrada de adeptos violentos. Todos os detentores de bilhete serão ligados a um banco de dados, que informará se o seu nome consta ou não de uma lista negra e o acesso poderá ser vedado.
A empresa espera ainda a aprovação da UEFA quanto ao sistema de identificação facial, já posto em prática no Estádio de Cracóvia, que não faz parte das sedes escolhidas para o Euro2012.
Portugal participará no Europeu, integrando o grupo B, juntamente com Holanda, Alemanha e Dinamarca, e disputará os seus jogos na Arena Lviv (com germânicos e dinamarqueses) e em Kharkiv, com holandeses.
Comentários