E de repente, uma avalanche de meios de comunicação social turcos invadiu o último treino de Portugal em Marienfeld, antes de partir para Dortmund.

Foram muitos os jornalistas e serão muitos os adeptos, este sábado, na partida que pode garantir às duas equipas a qualificação para os oitavos-de-final e, quem sabe, o primeiro lugar do grupo. A propósito do jogo, quisemos saber como é vista a seleção portuguesa aos olhos de uma jornalista turca.

Há respeito, mas sobretudo a certeza de que apoio não faltará nas bancadas à Turquia, cuja comunidade tem uma enorme expressão na Alemanha, com cerca de 3 milhões de residentes.

Com todos os jogadores disponíveis, Roberto Martínez anteviu o segundo jogo ao lado de Rafael Leão, numa conferência de imprensa marcada pelos redondos elogios aos jogadores turcos.

Este sábado serão milhares os portugueses nas bancadas do Signal Iduna Park, mas em nada ficará atrás a enorme festa que está a ser preparada na Associação Portuguesa de Gütersloh, onde ao longo dos últimos dias têm sido poucas as mãos para tanto trabalho.

Afinal, juntar o jogo da seleção e a festa do São João não é tarefa fácil, mas só pode dar bom resultado.

A Associação, "a única que transmitirá o jogo num ecrã gigante em Gütersloh",  simboliza a união da comunidade emigrante na Alemanha. Os mais de cinquenta anos de existência são a maior prova de vida que urge manter-se, mais do que nunca, com o desinteresse das gerações mais jovens pela espírito associativo.

A fechar, recordamos um bis de Ronaldo num Europeu de boa memória para Portugal. Pode ser que dê sorte.

Veja o Diário #9 do Euro 2024.

Acompanhe a nossa jornada na Alemanha.

Diário #1 do Euro 2024

Diário #2 do Euro 2024

Diário #3 do Euro 2024

Diário #4 do Euro 2024

Diário #5 do Euro 2024

Diário #6 do Euro 2024

Diário #7 do Euro 2024

Diário #8 do Euro 2024

*Reportagem na Alemanha com Evandro Delgado e Afonso Trindade de Araújo, enviados especiais do SAPO Desporto