A seleção portuguesa de futebol disputa com a Dinamarca a sua primeira "final" no Grupo B do Euro2012, para garantir a qualificação para os quartos de final depois da derrota na estreia com a Alemanha.
Na quarta-feira, novamente na Arena de Lviv, na Ucrânia, a equipa das "quinas", convicta de que a continuação em prova é possível, vai deparar-se com a moralização da formação dinamarquesa, que saiu vitoriosa do embate com a Holanda, superou a equipa das "quinas" nas qualificações para o Euro2012 e Mundial2010 e chegou ao título europeu em 1992.
Depois de ter mostrado qualidade e consistência no encontro com a "gigante" Alemanha, que só chegou ao golo através de um "golpe" de cabeça de Mario Gomez na segunda parte, Portugal enfrenta o primeiro jogo decisivo na prova, o segundo será disputado no domingo, diante da Holanda, em Kharkiv.
O desempenho apresentado no último sábado deve fazer com que se mantenham as opções iniciais do selecionador Paulo Bento, que durante o encontro só fez duas trocas. Hélder Postiga por Nelson Oliveira e Raul Meireles por Varela, esta última quando já estava em desvantagem no marcador.
Os dois deram boas respostas no encontro, mas apenas o avançado do Benfica, que esteve em destaque no treino de recuperação após o jogo, poderá ambicionar uma maior utilização diante da Dinamarca, uma vez que não é expetável a saída de nenhum dos alas ofensivos titulares - Cristiano Ronaldo e Nani - e Hugo Almeida, com sintomas gripais, e Ricardo Quaresma, devido a dores musculares, têm estado limitados fisicamente.
Em desvantagem no Grupo B, tal como a Holanda que defronta a Alemanha, a seleção lusa está praticamente obrigada a vencer para igualar os dinamarqueses e remeter a decisão final sobre a qualificação para a última jornada, quando os comandados de Morten Olsen vão jogar com a "mannschaft".
O jogo de Portugal com a Dinamarca, novamente na cidade ucraniana de Lviv, será arbitrado pelo escocês Craig Thomson, e está marcado para as 19h00 locais de quarta-feira (17h00 em Lisboa), antes de a Alemanha defrontar a Holanda, em Kharkiv, a partir das 21h45 (19h45 em Lisboa).
Comentários