A Espanha goleou a Turquia por 3-0, em jogo da segunda jornada do Grupo D disputado em Nice e apurou-se para os oitavos-de-final do Euro2016. Um golo de Nolito e dois de Morata ajudaram para bater os turcos que ficam à beira da eliminação.

Vicente Del Bosque, técnico da Espanha, apresentou o mesmo onze que derrotou a República Checa no primeiro jogo. Já Fatih Terim, selecionador turco, fez entrar o avançado Buark Ilmaz para o onze, em relação a equipa que perdeu com a Croácia por 1-0 na primeira ronda.

Frente a uma equipa com quem não perde há 52 jogos, a Espanha dominou o encontro do início ao fim e foi construindo o resultado até chegar a goleada, sem que os turcos pudessem contrariar o poderio espanhol.

Liderados por Andrés Iniesta no meio-campo, a Espanha tomou conta do jogo e só nos primeiros 15 minutos já poderia estar a vencer por 3-0. Aos sete minutos, Babacan teve de defender para a frente um remate potente de Morata. Aos 12 foi Hakan Balta a antecipar-se ao avançado da Juventus quando este se preparava para fazer golo. No mesmo minuto Piqué teve o golo na cabeça mas o seu remate saiu por cima.

A primeira resposta turca só apareceu aos 24 minutos, num remate de longe de Çalhanoglou, por cima. O médio do Bayer Leverkusen tentou de livre, agora aos 27 minutos, mas com o mesmo resultado do primeiro.

A superioridade espanhola deu frutos aos 34 minutos. Nolito meteu na área e Morata, de cabeça, fez o 1-0. Três minutos depois, o 2-0, agora por Nolito. A Mehmet Topal fez mal um corte, a bola sobrou para o avançado do Celta de Vigo que rematou de pronto, batendo Babacan pela segunda vez.

Se com 2-0 era difícil, pior ficou aos 48 minutos. Três minutos de jogo no segundo tempo e novo golo espanhol. O ´maestro` Iniesta meteu em Alba que deu para Morata bisar no encontro. O passe do médio do Barcelona é soberbo.

A melhor oportunidade da Turquia esteve nos pés de Burak Ilmaz aos 52 minutos. O avançado teve muito espaço na área espanhola mas rematou para as ´nuvens`.

Depois do 3-0, Arda Turan não terá gostado da reação dos adeptos turcos e fez um gesto desagradável para as bancadas. A partir daí, sempre que tocava na bola, ouvia uma monumental assobiadela dos próprios adeptos. A estrela turca caída em desgraça.

Do desnorte turco, só se salvava o guarda-redes Babacan. Evitou o golo de Bruno Soriano (entrou para o lugar de Busquets) aos 69 minutos. Do outro lado, Azpilicueta, que entrou para o posto de Jordil Alba, teve de se aplicar a fundo aos 88 minutos para ´roubar` o golo a Ozyakup.

Com esta vitória a Espanha apura-se para os oitavos-de-final do Euro2016. Já a Turquia está à beira de dizer adeus à prova.