A Federação Espanhola de Futebol não irá vetar o Kosovo no sorteio de qualificação para o Europeu de futebol de 2024. O sorteio da fase de qualificação da prova está marcado para 09 de outubro, em Frankfurt.

A Espanha não reconhece o Kosovo, facto que levou a um pequeno conflito diplomático na fase de qualificação para o Mundial2022. As duas seleções enfrentaram-se na fase de grupos para a prova do Qatar e os jogos acabaram por decorrer sem problemas (em (Sevilha Pristina), apesar de a Espanha não reconhecer a independência do Kosovo. Os espanhóis apenas não podem calhar no mesmo grupo do Gibraltar.

Além deste emparelhamento proibido, também a Arménia e o Azerbaijão não poderão ficar no mesmo grupo, devido ao conflito político entre os dois países pelo território de Nagorno-Karabakh.

Bielorrússia-Ucrânia, Kosovo-Bósnia e Herzegovina e Kosovo-Sérvia são outros emparelhamentos proibidos no sorteio de qualificação para o Euro2024.

Espanha, Países Baixos, Croácia e Itália, que estão na 'Final Four' da Liga das Nações, irão ficar em grupos com cinco seleções.

A Alemanha, anfitriã da prova, e Rússia, banida pela invasão à Ucrânia, não estarão no sorteio dos grupos de qualificação.

Os dois primeiros classificados dos 10 grupos de apuramento para o Euro2024 de futebol têm lugar garantido na fase final da prova. As três restantes vagas serão decididas através do 'play-off', a ser disputado em março de 2024.

Ao todo, 53 nações vão competir por um lugar na fase final do próximo Europeu, que terá 24 seleções, através de sete grupos de cinco e outros três com seis. As equipas serão ordenadas de acordo com o ranking geral da UEFA Liga das Nações 2022/23 e divididas em sete potes.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.