Foi numa das conferências de imprensa da Seleção de Portugal logo após a passagem aos quartos de final que encontrámos Sónia Carneiro. O seu nome português e o sotaque 'afrancesado' chamaram-nos a atenção.

No final da conferência, o SAPO Desporto foi tentar descobrir as suas raízes e como a França olha para o jogo com Portugal. E, como não poderia deixar de ser, Cristiano Ronaldo foi tema de conversa. O craque continua a ser temido pelos franceses, mas depois do jogo da Seleção Nacional diante da Eslovénia, outro nome levantou preocupações nos gauleses.

VÍDEO: Veja a entrevista a Sónia Carneiro

"[Os franceses] sabem que será um jogo mais difícil do que o da Bélgica [dos oitavos de final]. Diogo Costa era um pouco desconhecido em Franca, agora os franceses não querem ir a penáltis contra Portugal, estão com medo", dispara Sónia.

Nos quatro jogos já realizados no Euro 2024, a França só sofreu um golo mas também apenas marcou três, dois deles autogolos, o outro, uma grande penalidade. De bola corrida, a seleção que tem Mbappé, Kolo Muani, Dembelé, Griezmann e Coman na frente, ainda não conseguiu bater as defesas contrárias. Algo que em França ninguém entende.

"Não se consegue explicar. Não era assim no Qatar [Mundial2022] e o Qatar não foi assim há tanto tempo, são quase os mesmos jogadores, conhecem-se muito bem, da temporada no Paris Saint-Germain, e não se percebe por que não conseguem marcar golos, apesar das muitas oportunidades criadas. É inexplicável", analisa a luso-francesa.

O jogo desta sexta-feira traz à memória a derrota sofrida pela França em pleno Paris, diante de Portugal, na final do Euro 2016. Por isso, "só se fala em vingança", na capital francesa. Uma dor que Portugal experimentou em 2004, quando perdeu a final do Euro em casa diante da Grécia.

No Volksparkstadion, em Hamburgo, estarão Kylian Mbappé e Cristiano Ronaldo, duas gerações de craques. A jornalista da BFM TV/RMC detalha que "antes era Ronaldo e Messi e agora em França só se fala em Ronaldo e Mbappé".

"O Mbappé é a melhor hipótese francesa de ser como o Cristiano Ronaldo: ganhar a Liga dos Campeões que ele não conseguiu nos sete anos no PSG, mas que provavelmente conseguirá no Real Madrid, ganhar a Bola de Ouro, para termos outro jogador francês como Melhor do Mundo. Para nós, Mbappé pode fazer o mesmo percurso de Cristiano Ronaldo", finaliza.

Sónia Carneiro é jornalista da BFM TV/RMC. Nascida em França, é filha de emigrantes portugueses, com raízes transmontanas e minhotas. AO SAPO Desporto, confidenciou que costuma ir a Portugal sempre que pode.

Apesar de se sentir francesa, Portugal está no coração. Até pela forma como fala da Seleção Nacional e do país.

O Portugal-França, dos quartos de final do Euro2024, está agendado para sexta-feira, com início marcado para as 21:00 locais (20:00 em Lisboa), no Volksparkstadion, e terá arbitragem do inglês Michael Oliver.

*Reportagem na Alemanha com Evandro Delgado e Afonso Trindade de Araújo, enviados especiais do SAPO Desporto.