A anfitriã França, a campeã mundial Alemanha e a Bélgica são hoje claras favoritas nos seus encontros dos oitavos de final do Europeu de futebol de 2016, face a República da Irlanda, Eslováquia e Hungria, respetivamente.
A atuarem em casa, mais precisamente em Lyon, os gauleses, que perseguem o terceiro título europeu (após 1984 e 2000) e o terceiro troféu como visitados (Euro84 e Mundial98), não deverão ter problemas face aos irlandeses.
Com dois triunfos, ainda que ‘tardios’, nos dois primeiros jogos, a França logrou cedo o apuramento para os ‘oitavos’, acabando por poupar jogadores face à Suíça (0-0), enquanto a Irlanda só se qualificou no último jogo, beneficiando das muitas mexidas na já qualificada Itália (1-0).
Caso confirme, com se espera, um lugar nos ‘quartos’, a França irá medir forças com a Inglaterra, que na segunda-feira defronta a Islândia.
Em Lille, a Alemanha, que cumpriu uma fase de grupos tranquila, com dois triunfos, um empate, três golos marcados e nenhum sofrido, enfrenta uma estreante Eslováquia que já terá chegado mais longe do que pensava.
Os eslovacos até arrancaram com um desaire, perante o País de Gales, mas, depois, baterem a Rússia e conseguiram segurar o ‘nulo’ face à Inglaterra, passando como um dos quatro melhores terceiro.
Na corrida por um quarto título europeu, os germânicos parecem, porém, um adversário demasiado forte para o conjunto comandado pelo ‘napolitano’ Marek Hamsik.
Seguindo em frente, os alemães enfrentam nos ‘quartos’ um adversário mais complicado: a bicampeã em título Espanha ou a Itália, que reeditam a final de 2012 na segunda-feira.
A fechar o dia, em Toulouse, a Bélgica, o mais cotado adversário que pode calhar a Portugal nas meias-finais, caso os portugueses vençam a Polónia, defronta a Hungria, que esteve perto de atirar a seleção lusa para fora do Euro2016.
Os magiares venceram mesmo o Grupo F e mostraram potencial para complicar a vida aos belgas, mas estes já se recompuseram de um início falhado (0-2 com a Itália) e são claramente favoritos a seguir para os ‘quartos’.
Sábado, no primeiro dia dos ‘oitavos’, apuraram-se a Polónia (5-4 à Suíça nas grandes penalidades, após 1-1 nos 120 minutos), o País de Gales (1-0 à Irlanda do Norte) e Portugal (1-0 à Croácia, após prolongamento).
Comentários