Durante o Euro2024, o SAPO Desporto vai lançar um pequeno perfil de cada um dos 26 convocados da Seleção Nacional. Nestes trabalhos, é possível saber mais sobre a carreira dos eleitos de Roberto Martínez como as internacionalizações, o palmarés, a formação e as posições de cada um.

Nasceu na Guiné-Bissau, no dia 9 de setembro de 1991, mas cedo, aos seis anos mudou-se para Portugal onde acabou por se reencontrar com a mãe.

Foi no Arsenal 72, clube de Sintra, e no Estoril que deu os primeiros passos e começou a vislumbrar uma possível carreira enquanto futebolista. No emblema da Linha destacou-se curiosamente como extremo. Foi no Benfica que acabou por concluir toda a sua formação.

Mudou-se depois para Itália em 2011/2012 para representar o Parma, mas não somou qualquer minuto na equipa principal. Foi depois emprestado ao Aris de Salónica, antes de regressar novamente ao clube da Série A. Depois de uma passagem pelo Roda, da Holanda, onde acabou por somar muitos jogos (36), regressou a Portugal para representar o Marítimo.

Duas temporadas de alto nível valeram-lhe a transferência para o FC Porto, onde se destacou como uma peça fundamental no miolo portista. Nos dragões atuou durante cinco temporadas, conquistando dois campeonatos e duas ligas portuguesas.

Em 2020 o médio transferiu-se para o PSG a troco de 16 milhões de euros. Em época de estreia somou 42 jogos e dois golos apontados. Em 2023/24, no clube parisiense o médio conseguiu inscrever no currículo mais uma Ligue 1 e Coupe de France, para além do emblema francês ter chegado às meias-finais da Liga dos Campeões.  Somou ainda 34 jogos e um golo.

Características

Do alto do seu 1,88 cm é dotado de uma enorme polivalência. Tanto pode jogar a médio defensivo como recuar para a posição de central. É uma peça fulcral nas equipas que integrou ao longo da carreira. Muito forte a ler o jogo, com destaque para o momento defensivo. Forte no ataque e na reação à perda de bola. Tem qualidade na saída, no passe e na receção. Boa capacidade física para os duelos.

Na seleção

Na seleção portuguesa estreou-se em 31 de maio de 2015 num encontro particular frente a Cabo Verde. Na equipa das quinas alcançou o céu, depois de ter participado na conquista do Euro 2016 em França e da Liga das Nações. Foi agraciado com o grau de Comendador da Ordem do Mérito da República Portuguesa.

Curiosidade: O médio tem como principal referência e ídolos de infância Thierry Henry e Steven Gerrard.

Biografia

Data de nascimento: 09-09-1991

Naturalidade: Guiné-Bissau

Altura: 1,89