Michel Platini lançou, este sábado, a ideia de se realizar um campeonato europeu de futebol em várias cidades da Europa, em vez de oferecer a organização a um ou dois países. Desta forma, segundo o presidente, reduzem-se os custos. 

«Em 2020, poderemos ter um campeonato por toda a Europa, mas temos que trabalhar nesta ideia com todas as associações de futebol. Poderíamos ter um pais com 12 cidades anfitriãs ou ter várias cidades em toda a Europa. A mim agrada-me a ideia, acha que é uma boa solução. Seria muito mais fácil quando se trata da parte financeira, devido à redução de custos de aeroportos ou estádios. Num só país é muito mais difícil. A ideia que me ocorreu poderia ser uma solução, mas nada está ainda decidido, é apenas uma ideia. Só em janeiro iremos decidir se será pela Europa ou só num país. Teremos de pensar e talvez seja um passo à frente para a UEFA», anunciou o presidente da UEFA, na conferência de imprensa de antevisão à final do Euro2012. 

Michel Platini explicou que cada cidade europeia poderia acolher «cerca de quatro jogos», dando o exemplo que viajar «de Paris a Londres é mais barato que de Kharkiv a Gdansk». 

«Há linhas de baixo custo que voam para várias cidades europeias, por isso, hoje em dia, é mais barato viajar. É uma ideia muito bonita e já veremos o que decide o comité executivo», frisou. 

Platini voltou a realçar que, para já, se trata apenas de uma ideia. Mas o plano engloba que sejam «12 a 13 cidades» por toda a Europa. 

A Turquia é um dos países que se candidatou à organização do Euro2020, mas Platini referiu que o país, que também se candidatou aos Jogos Olímpicos, não pode querer organizar duas provas desta envergadura no mesmo ano. 

«A candidatura da Turquia é um bocado ambígua, em querer organizar o Euro e os Jogos Olímpicos ao mesmo tempo, Não queremos esperar pela decisão do comité olímpico. E ainda por cima, há muitos países que querem candidatar-se ao Euro2020». 

Quanto ao próximo Euro, em França (2016), o presidente da UEFA referiu a mudança do formato, com a entrada de 24 países na fase final. 

«Temos seleções excelentes para este molde e com 24 equipas teríamos oitavos de final. Com 32 equipas a qualidade baixaria um pouco». 

A final do Euro2012, entre Espanha e Itália, realiza-se às 19h45 deste domingo.