Portugal será um dos cabeças de série do sorteio da fase final do próximo Campeonato da Europa. O empate a dois golos da Hungria em casa da Lituânia garantiu matematicamente esse estatuto no sorteio que terá lugar no dia 2 de dezembro em Hamburgo.

A vitória portuguesa na Bósnia na passada segunda-feira permitiu somar 21 pontos no ranking da fase de qualificação, que determinará a colocação das seleções nos potes do sorteio. No caso de grupos com seis equipas, como é o caso do de Portugal, excluem-se os pontos somados contra o último classificado, neste caso, o Liechtenstein.

Para além de Portugal ainda poder chegar aos 24 pontos, caso vença a Islândia, só mais quatro seleções poderão ultrapassar a equipa das quinas em termos de pontos (França, Bélgica, Inglaterra, Espanha ou Escócia, estas últimas estão no mesmo grupo), uma vez que, com o empate de hoje, a Hungria apenas pode aspirar a um total de 20 pontos.

O pote 1 do sorteio irá incluir, para além da anfitriã Alemanha, as cinco equipas com mais pontos somados na fase de qualificação.