A seleção portuguesa de futebol perdeu apenas um jogo com a Holanda, que vai defrontar no domingo pela 11.ª vez, em encontro da terceira e última jornada do Grupo B do Euro2012, marcado para Kharkiv.
A equipa das “quinas” venceu 60 por cento dos embates (seis vitórias), contra um mísero desaire por 1-0, com um tento de Richard Witschge, que custou a Portugal um lugar na fase final do Europeu de 1992.
Foi, porém, a exceção, já que Portugal manda claramente face ao conjunto “laranja”, num “duelo” com dois recentes triunfos em fases finais e 12-5 em golos.
Sob o comando do brasileiro Luiz Felipe Scolari, a seleção lusa venceu por 2-1 nas meias-finais do Euro2004, com tentos de Cristiano Ronaldo e Maniche, e por 1-0 nos “oitavos” do Mundial2006, com novo golo do médio.
O jogo que ficou conhecido como a “batalha de Nuremberga” foi o último encontro entre as duas seleções, que se cruzaram pela primeira vez na qualificação para o Euro1992. Na altura, Portugal, comandado por Artur Jorge, bateu a Holanda, de Rinus Michels, por 1-0, com um golo de Rui Águas.
Seguiu-se a única derrota, em 1991, e, depois, três particulares, que se saldaram por duas vitórias lusas (2-0 em 1992, em Faro, e 1-0 em 1995, em Eindhoven) e um “nulo” (em 1999, em Paris).
No apuramento para o Mundial2002, a Holanda esteve novamente no caminho da equipa das “quinas”, que venceu em Roterdão por 2-0, com golos de Sérgio Conceição e Pauleta, e empatou a dois golos no antigo Estádio das Antas, no Porto.
Jimmy Floyd Hasselbaink, jogador que passou por Campomaiorense e Boavista, e Patrick Kluivert deram vantagem à formação “laranja”, que chegou a encantar, mas Pauleta e Luís Figo empataram nos últimos minutos.
Em abril de 2003, Portugal e Holanda empataram a um golo, em novo jogo particular, novamente em Eindhoven: Kluivert voltou a adiantar os holandeses, com Simão a selar o empate.
Portugal e Holanda defrontam-se no domingo, em jogo da terceira e última jornada do “grupo da morte”, ao mesmo tempo que a Alemanha joga com a Dinamarca, em Lviv.
Após a vitória frente à Dinamarca, com golos de Pepe, Hélder Postiga e Varela, contra o "bis" de Nicklas Bendtner, a seleção portuguesa soma três pontos, tantos quantos a formação dinamarquesa.
Comentários