A República Checa venceu a Polónia por 1-0 e garantiu o apuramento para os quartos-de-final. Os polacos jogaram até ao último instante mas foram os checos quem tiveram a fortuna do destino.
No derradeiro jogo da Polónia no Grupo A, os anfitriões do Euro2012 estavam obrigados a vencer a República Checa para seguir em frente na competição.
Com o mesmo onze inicial que tinha empatado com a Rússia, no jogo da segunda jornada, a Polónia entrou muito forte no Estádio de Miejski, em Wrocław, criando muitas oportunidades de golo diante uma República Checa algo passiva.
A República Checa procurava explorar alguns erros posicionais da Polónia, para partir para o contra-ataque, mas sem consequências práticas. Antes da meia-hora de jogo, a estatística dava superioridade à República Checa na posse de bola mas nenhum remate contra sete da Polónia.
O ímpeto polaco foi desvanecendo com o aproximar do intervalo mas a República Checa não soube aproveitar para se adiantar no marcador. No outro jogo do Grupo B, a Grécia adiantava-se no marcador o que significava que ambas equipas estavam obrigadas a marcar no segundo tempo para se manter em prova.
No segundo tempo, a República Checa começou a esboçar uma tímida reação frente aos polacos, que recuaram no terreno para tentar estancar o iminente perigo checo.
E sem ter feito muito para o merecer, a República Checa inaugura o marcador aos 72’ minutos por intermédio do médio Jirácek, depois de um contra-ataque conduzido por Milan Baros.
Com 16 minutos para jogar, a Polónia operou algumas alterações na equipa com a entrada de Mierzejewski e Brozek e fez tudo até ao última instante para impedir a derrota.
Já nos descontos, a Polónia esteve perto do empate no último lance do encontro mas a sorte acabou por sorrir aos checos com Michal Kadlec e Selassie em destaque ao bloquearem os remates de Błaszczykowski e Lewandowski.
Com este resultado, República Checa e Grécia apuram-se para a fase seguinte do Euro2012.
Comentários