Roberto Martinez este na sala de imprensa do Volksparkstadion em Hamburgo onde fez o lançamento do Portugal-França, jogo dos quartos de final do Euro 2024. Uma das questões lançadas pelos jornalistas foi sobre como parar Mbappé, a estrela da seleção gaulesa. O selecionador de Portugal recordou que "O importante é controlar o contra-ataque."

"A França não é só Mbappé, tem outros jogadores que podem atacar o espaço e precisamos de parar isso. Respeito muito a França, defende com muitos e consegue encontrar os espaços. Como equipa precisamos de um desempenho completo, de evitar os ataques rápidos e defender bem a nossa área. Mas não há planos para um jogador, porque a França tem muitas individualidades", respondeu.

O jogo será também um encontro de duas gerações, Mbappé e Cristiano Ronaldo, duas estrelas do futebol mundial. Este foi mais um tema abordado, mas Roberto Martinez voltou a não individualizar a França.

"O futebol é um desporto de equipa. Amanhã não é um jogo entre dois jogadores, que são incríveis, com uma grande influência no desporto mundial, algo que vai continuar. O Cristiano Ronaldo tem essa influência no Mbappé, o Mbappé teve noutros. Amanhã é um jogo que a e equipa precisa de ter um bom nível para ganhar", recordou, antes de falar no privilégio que é ser treinador de Cristiano Ronaldo.

"Para mim todos os dias são um novo dia. Ronaldo é um jogador que tem um currículo incrível, que vai batendo todos os recordes, um exemplo para a seleção, alguém que quer vencer todos os dias. Quando tens um jogador tão comprometido assim, acabas por sentir-te privilegiado por isso".

Questionado se irá promover alterações após a vitória, nos pênaltis, diante da Eslovénia, o selecionador de Portugal não quis abrir o jogo mas garantiu que "estão todos aptos e preparados".

O jogo com a Eslovénia foi sofrido para os adeptos, que só descansaram nas grandes penalidades. Roberto Martinez não promete um jogo menos sofrido mas garante que Portugal tudo fará para vencer.

"Sofrer faz parte da vida, do futebol. OO importante é o fim feliz. Podemos prometer que vamos dar tudo. Os jogadores estão focados em jogar este grande momento do futebol português", finalizou.

O Portugal-França, dos quartos de final do Euro2024, está agendado para sexta-feira, com início marcado para as 21h00 locais (20h00 em Lisboa), no Volksparkstadion, e terá arbitragem do inglês Michael Oliver.