A equipa das ‘quinas’, campeã da Europa de 2016, integra o pote 1 do sorteio que está marcado Frankfurt, às 12:00 locais (11:00 em Lisboa), à procura da 13.ª fase final consecutiva em Europeus e Mundiais, a oitava seguida no campeonato continental.

O sorteio vai incluir 53 dos 55 países que fazem parte da UEFA, sendo que apenas não participam no sorteio a anfitriã Alemanha, que tem presença garantida na fase final, e a Rússia, que se encontra excluída de todas as provas, por causa da invasão à Ucrânia.

As seleções serão distribuídas por 10 grupos de qualificação, sete dos quais com cinco equipas e os restantes três com seis, sendo que as quatro formações finalistas da Liga das Nações (Países Baixos, Croácia, Espanha e Itália) terão obrigatoriamente de ficar nos grupos com cinco equipas, face à participação na ‘final four’ daquela prova, em junho do próximo ano.

Os restantes cabeças de série, casos de Dinamarca, Portugal, Bélgica, Hungria, Suíça e Polónia, vão ter como principais adversários os integrantes do pote 2: França, Inglaterra, Áustria, República Checa, País de Gales, Israel, Bósnia-Herzegovina, Sérvia, Escócia e Finlândia.

Entre as condicionantes ao sorteio estão a impossibilidade de partilharem o grupo Arménia e Azerbaijão, Bielorrússia e Ucrânia, Gibraltar e Espanha, Kosovo e Bósnia-Herzegovina e Kosovo e Sérvia, é a limitação a duas nações por agrupamento da lista de países com invernos rigorosos, que inclui Bielorrússia, Estónia, Ilhas Faroe, Finlândia, Islândia, Letónia, Lituânia e Noruega.

Os dois primeiros classificados de cada um dos 10 grupos apuram-se diretamente para a fase final do Euro2024, sendo que as restantes três vagas serão decididas através de um ‘play-off’, a ser disputado em março de 2024.

O Euro2024 vai decorrer entre 14 de junho e 14 de julho de 2024, na Alemanha.