Artur Soares Dias é o sexto árbitro português a ser designado para um Europeu de futebol, no caso o Euro2020, quase uma década depois da última presença de um ‘juiz’ luso numa fase final do torneio continental.
O portuense, de 41 anos, integra a lista de 18 árbitros eleitos pela UEFA para a prova que vai decorrer em 11 países, entre 11 de junho e 11 de julho, estreando-se, de resto, numa fase final de um Campeonato da Europa.
Soares Dias sucede a Pedro Proença, atual presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), que tinha sido o último ‘juiz’ a representar Portugal num Europeu, em 2012, no qual dirigiu quatro jogos, inclusive a final entre Espanha e Itália, que consagrou os espanhóis como bicampeões europeus.
Além do estreante Soares Dias e de Pedro Proença, a restrita lista de árbitros portugueses que participaram numa competição desta importância inclui os nomes de Vítor Pereira, José Rosa Santos e António Garrido, além de Lucílio Baptista.
A primeira vez foi há 41 anos
A estreia de um árbitro principal português num Europeu ocorreu em 1980, em Roma, quando António Garrido ajuizou o Itália-Bélgica, na fase de grupos, naquele que foi o seu único jogo no torneio.
Oito anos depois, foi a vez de Rosa Santos participar no Euro88, na Alemanha, onde também só arbitrou um encontro, o Inglaterra-União Soviética, igualmente na fase de grupos, sendo o único ‘juiz’ luso a participar em duas fases finais, já que esteve no Euro92, que decorreu na Suécia, para apitar o encontro entre a seleção anfitriã e a Inglaterra.
Só no Euro2000, co-organizado por Bélgica e Países Baixos, é que Portugal voltou a ter representação na elite europeia da arbitragem, com Vítor Pereira a dirigir dois jogos da fase de grupos, além do Itália-Roménia, dos quartos de final.
No Euro2004, foi a vez de Lucílio Baptista inscrever o seu nome na história do futebol português em europeus, com dois encontros na fase de grupos (Suíça-Croácia e Bulgária-Dinamarca).
O Euro2020, que foi adiado para este ano devido à pandemia de covid-19, realiza-se em 11 cidades de 11 países diferentes, entre 11 de junho e 11 de julho.
Comentários