A UEFA e o Comité Organizador do próximo Campeonato da Europa revelaram na noite de terça-feira a identidade do UEFA EURO 2024, o próximo Europeu de futebol, que vai decorrer na Alemanha, em dez cidades, dentro de três anos. A cerimónia de apresentação teve lugar no Olympiastadion, em Berlim.

O logótipo do torneio tem como base as 55 bandeiras das federações-membro da UEFA e respectivas cores, que se montam em várias combinações, reflectindo a forma da cobertura do Olympiastadion. A famosa Taça Henri Delaunay, atribuída aos vencedores do torneio, aparece no centro do logótipo, enquanto as 24 fatias coloridas em redor do troféu representam as 24 selecções participantes no EURO.

A ideia passa por promover um EURO onde todos se sintam bem-vindos e celebrar a diversidade. A UEFA frisa que o futebol é um lugar onde todos se devem sentir em casa e o EURO deve ser um passo rumo à construção dessa casa. Todos os elementos da identidade de marca do torneio, desde o logótipo, aos padrões e vídeo da marca, celebram a diversidade dos adeptos e do futebol europeu.

A marca é o resultado de uma ampla colaboração entre a UEFA, a DFB e as dez cidades, iniciada em Setembro de 2018, altura em que foi anunciada a federação anfitriã. A agência criativa VMLY&R Branding, sediada em Lisboa, Portugal, desenhou e desenvolveu a marca.

O slogan, 'Unidos pelo Futebol. Vereint im Herzen Europas' [Unidos pelo futebol. Unidos no Centro da Europa] reforça ainda mais a mensagem de unidade, união e inclusão. É o mesmo slogan do processo de concurso e foi seleccionado em conjunto com as cidades anfitriãs. Além disso, cada cidade (Berlim, Colónia, Dortmund, Düsseldorf, Frankfurt, Gelsenkirchen, Hamburgo, Leipzig, Munique e Estugarda) seleccionou um marco famoso para apresentar nos seus respectivos logótipos das cidades.

O lançamento da identidade de marca do torneio contou então com a presença do presidente da UEFA, Aleksander Čeferin, do presidente interino da Federação Alemã de Futebol (DFB), Rainer Koch, do diretor do torneio do UEFA EURO 2024, Philipp Lahm, e ainda do presidente do município de Berlim, além de líderes das cidades de Dortmund, Düsseldorf, Gelsenkirchen e Estugarda, representantes das outras cidades anfitriãs, membros do governo federal alemão e outros convidados. O evento contou com um fantástico espectáculo de luzes, que culminou com a revelação do logótipo do UEFA EURO 2024.

O presidente da UEFA, Aleksander Čeferin, afirmou: "É óptimo ver o logótipo do UEFA EURO 2024 ganhar vida no icónico Olympiastadion. A partir de agora, o torneio tem uma identidade de marca que reflecte a ambição que temos em conjunto com a federação e as cidades anfitriãs: um EURO verdadeiramente para todos! Durante um mês, estaremos unidos pelo futebol no coração da Europa."

Já o director do UEFA EURO 2024, Philipp Lahm, assegurou: “O EURO 2024 será um EURO para todos e estamos ansiosos para receber adeptos de toda a Europa e do Mundo na Alemanha, no Verão de 2024, para celebrar uma grande festa do futebol em conjunto. O logótipo e a identidade da marca do torneio transmitem essa mensagem perfeitamente."

Os 51 jogos do UEFA EURO 2024 terão lugar em dez locais na Alemanha, em Junho e Julho de 2024. O calendário completo de jogos será confirmado no início de 2022.

Veja o vídeo da apresentação da identidade visual do EURO2024

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.