Artur Soares Dias é um dos 18 árbitros principais escolhidos pela UEFA para dirigir os encontros do Euro 2024, naquela que é a 10.ª participação em fases finais de grandes competições, a sexta como juiz principal.

Na fase de grupos, para além do Países Baixos-Polónia, que terminou com a vitória dos neerlandeses por 2-1, o experiente juiz português orientará ainda o Dinamarca-Inglaterra, restando apenas definir a partida da terceira jornada.

Acompanhado pelos assistentes Paulo Soares e Pedro Ribeiro e com Tiago Martins na função de VAR, o juiz de 49 anos aproxima-se do final da carreira.

Ao Sapo Desporto, Luciano Gonçalves, presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, mostra-se orgulhoso pela presença da arbitragem lusa no Euro 2024, lamentando apenas que o mesmo reconhecimento, muitas vezes, não aconteça dentro de portas.

Sobre se estra será a competição de despedida de Artur Soares Dias, Luciano não abre o jogo, mas admite essa possibilidade. "Sinto que podemos estar muito perto de perder mais uma grande referência da arbitragem nacional", disse o líder dos árbitros em Portugal.

Por fim, comenta também a ausência de João Pinheiro da competição, árbitro com melhor pontuação da última edição da I Liga.

Veja a conversa com Luciano Gonçalves, presidente da Associação Nacional de Árbitros de Futebol.