A seleção portuguesa de futebol feminino entrou hoje a vencer na Algarve Cup, ao dar a volta ao marcador para bater a China por 2-1, enquanto a Holanda goleou por 6-2 o Japão, na primeira jornada da prova.

No grupo A, a equipa das ‘quinas’ esteve por cima no Estádio Municipal de Lagos, mas foram as chinesas, que venceram a prova em 1999 e 2002, a marcar primeiro, por Xu Yanlu, aos 57 minutos.

As lusas responderam por Carolina Mendes (60) e Carole Costa (85), de livre direto, já numa altura em que a China jogava com menos uma jogadora, por expulsão de Li Ying (83), por acumulação de cartões amarelos.

Antes do jogo, a antiga internacional Carla Couto foi homenageada, no dia da 100.ª internacionalização de Ana Borges. Portugal defronta a Austrália na segunda jornada, agendada para sexta-feira.

No outro jogo do grupo, a Austrália, equipa melhor colocada no ‘ranking’ mundial em prova, no quarto lugar, foi ‘salva’ por um golo aos 90+5 de Crummer, que 'selou' a vitória por 4-3 perante a Noruega.

Thorsnes marcou aos 11 para as norueguesas, quatro vezes campeãs da prova, mas Polkinghorne empatou dois minutos depois para as australianas, que fazem a terceira participação na Algarve Cup.

Logarzo (24) e Kerr (31) deram uma vantagem confortável às australianas ainda na primeira parte, mas Ultand (51) e o ‘bis’ de Thorsnes (61, de grande penalidade) resgatou as europeias, que acabaram por ‘tombar’ perante o tento nos descontos de Crummer.

No grupo C, a Holanda venceu o Japão por claros 6-2, com um ‘bis’ de Lieke Martens, melhor jogadora do mundo para a FIFA.

A atleta do FC Barcelona abriu o ativo logo aos quatro minutos, antes de Beerensteyn (08), Worm (31) e van de Sanden (38) avolumarem o marcador.

Emi Nakajima, aos 38, reduziu para as nipónicas, mas as holandesas saíram para o intervalo com novo golo, de van der Gragt.

Martens, aos 52, fez o sexto golo, antes de Iwabuchi fixar o 6-2 final aos 82 minutos.

No outro jogo do grupo, Dinamarca e Islândia registaram o único nulo da jornada inaugural, com as duas formações a anularem-se no arranque da Algarve Cup.

No grupo B, a estreante Coreia do Sul, 14.ª equipa no ‘ranking’ FIFA, bateu a Rússia por 3-1, com golos de Mi-na (45), Han (52) e Seol-bin (77) a anularem o tento inicial de Belomyttseva (17).

No outro jogo da ‘poule’, a Suécia, que já venceu a prova por três vezes, bateu o Canadá, que em 2016 venceu o torneio e em 2017 terminou em segundo, por 3-1.

Larsson adiantou as suecas aos 43 minutos, mas Nichelle Prince igualou a contenda no primeiro minuto do segundo tempo, antes de Rolfoe, aos 52, e Stina Blackstenius, aos 87, sentenciarem o encontro para a formação europeia.