A avançada Jéssica Silva salientou hoje que a seleção portuguesa feminina de futebol só depende de si para estar presente na fase final do Euro2022, em Inglaterra, mas não esconde a tristeza pelo falhanço do apuramento direto.
"Ficámos tristes, mentiria se dissesse que não. O nosso jogo não estava a ser perfeito, mas estávamos a fazer o que nos competia e estivemos muito perto de marcar e pontuar”, admitiu Jéssica Silva, citada pelo sítio da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), deixando claro que “o que importa é Portugal continuar a depender só de si próprio” para se apurar.
Depois da derrota (1-0) tangencial em Helsínquia, no encontro da sétima jornada de apuramento do Grupo E, em que o golo decisivo foi marcado no último minuto, pela finlandesa Linda Sällström (90+3), a equipa das ‘quinas’ viajou para o Larnaca, Chipre, onde vai enfrentar a Escócia, na terça-feira.
Para a jogadora dos franceses do Lyon, só os três pontos interessam, mesmo que o apuramento direto seja uma miragem, uma vez que a formação orientada por Francisco Neto precisaria de superar a Escócia com uma goleada quase impossível, por um mínimo de oito golos. Caso contrário, vai ter de jogar o apuramento num ‘play-off’, para os seis piores segundos.
“O jogo é para ganhar porque queremos voltar para casa com boas sensações e preparar o 'play-off' de abril com mais tranquilidade. Além disso, é mais uma oportunidade para afinar processos e amealhar mais pontos na fase de grupos, o que pode ajudar-nos a subir no ‘ranking’", observou.
Jéssica Silva justifica também o porquê de considerar a Escócia favorita para o derradeiro jogo: “É uma equipa com mais experiência internacional e mais cotada no ‘ranking’ de seleções da FIFA”.
Ainda sobre o apuramento para o Euro2022, a avançada, de 26 anos, admite que “não lhe passa pela cabeça a possibilidade de Portugal não se apurar”, reiterando que “o jogo em Helsínquia foi uma pedra no caminho luso”.
Na terça-feira, Portugal mede forças com a Escócia, num encontro com início agendado para as 15:10 (hora de Lisboa).
A fase final do Europeu de 2022 realiza-se em Inglaterra, de 06 a 31 de julho, e além da Finlândia e da seleção anfitriã, já estão qualificados Países Baixos, Dinamarca, Noruega, Espanha, Suécia, França, Bélgica, Alemanha e Islândia.
Comentários