O selecionador de Portugal de futebol feminino considerou hoje que a 22.ª posição da equipa no ranking da FIFA espelha o crescimento sólido e sustentado da modalidade e o trabalho realizado por clubes e associações.

"Esta subida no ranking é mais um passo importante na nossa afirmação internacional, que espelha o crescimento sólido e sustentado que a equipa tem tido, e também o trabalho realizado pelos clubes e as associações”, afirmou Francisco Neto, em declarações divulgadas pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

O selecionador nacional considerou que a 22.ª posição na hierarquia mundial, a melhor de sempre, permitirá à equipa “ficar numa posição mais favorável em futuros sorteios”, e deixou uma garantia: “O nosso objetivo é continuar a crescer”.

No ranking hoje divulgado pela FIFA, que continua a ser liderado pelos Estados Unidos, a seleção de Portugal subiu uma posição relativamente à anterior atualização - efetuada em 13 de outubro e na qual o 23.º lugar representava também o melhor posicionamento de sempre -, ultrapassando a Nova Zelândia e aproximando-se da pontuação da Suíça, 21.ª colocada.

A progressão da equipa das ‘quinas’ no ranking mundial está ligada ao recente desempenho na fase de qualificação europeia para o Mundial de 2023, para o qual ainda se mantém na corrida, preparando-se para disputar a final do ‘play-off’ intercontinental.

A formação das ‘quinas’, que esteve na fase final dos últimos Europeus (2017 e 2022), procura a primeira presença num Mundial, cuja nona edição está marcada para a Austrália e a Nova Zelândia, de 20 de julho a 20 de agosto de 2023.

A seleção liderada pelo treinador Francisco Neto terminou no segundo lugar do Grupo H, atrás da Alemanha (apurada diretamente para a fase final), vencendo depois os dois jogos do ‘play-off’ europeu, frente à Bélgica, por 2-1, e a Islândia, por 4-1, após prolongamento.

Portugal ganhou estatuto de cabeça de série no sorteio do ‘play-off’ intercontinental, no qual serão atribuídas as últimas três vagas para o Mundial de 2023, em cuja final defrontará o vencedor do encontro entre Tailândia e Camarões.