A seleção portuguesa de futebol feminino vai receber a Bélgica em Vizela, em 06 de outubro de 2023, na primeira ronda do ‘play-off’ europeu de apuramento para o Mundial de 2023.

Segundo anunciou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) no seu sítio oficial, o encontro tem início às 18:00 no Estádio do FC Vizela, o palco onde a formação das ‘quinas’ goleou a Turquia (4-0), na terça-feira, e selou o apuramento para o ‘play-off’.

No caso de superar a Bélgica, Portugal receberá a Islândia, na segunda ronda do ‘play-off’, em 11 de outubro, no Estádio Municipal Capital do Móvel, em Paços de Ferreira, igualmente a partir das 18:00, avança ainda o comunicado da FPF.

Para alcançar inédita presença no Mundial, Portugal terá de ultrapassar as duas rondas, sendo que, dos três vencedores da segunda, os dois melhores (pontos na fase de grupos, com primeiro, terceiro, quarto e quinto, e na segunda ronda) seguem para a fase final e o pior para um ‘play-off’ Intercontinental.

Neste ‘play-off’, que decorrerá na Nova Zelândia (17 a 23 de fevereiro de 2023) e selará as últimas três vagas, já estão China Taipé, Tailândia, Camarões, Senegal, Papua Nova Guiné, Haiti, Panamá, Chile e Paraguai, faltando a representante da UEFA.

Para a fase final, estão definidas 27 das 32 seleções, sendo nove representes da Europa, nomeadamente Suécia, Espanha, Inglaterra, Dinamarca, Noruega, Alemanha, França, Países Baixos e Itália.

As outras formações já qualificadas são as anfitriãs Austrália e Nova Zelândia, mais China, Japão, Filipinas, Coreia do Sul e Vietname (Ásia), Marrocos, Nigéria, África do Sul e Zâmbia (África), Canadá, Costa Rica, Jamaica e Estados Unidos (CONCACAF) e Argentina, Brasil e Colômbia (América do Sul).

A formação das ‘quinas’, que marcou presença na fase final dos dois últimos Europeus, em 2017 e 2022, ficando-se pela fase de grupos, nunca esteve num Mundial.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.