A antiga internacional e selecionadora alemã Steffi Jones, uma das embaixadoras do Euro2024, considerou hoje que o desenvolvimento do futebol feminino em Portugal “é exemplar”, atendendo à dimensão do país.

“Assisti ao desenvolvimento da equipa portuguesa nos últimos anos e à forma como o treinador está a construir esta estrutura. São precisos cinco a 10 anos para isso. Penso que o que conseguiram é fenomenal”, disse Steffi Jones, 111 vezes internacional pela Alemanha, que também já orientou.

A antiga defesa falou à margem da conferência de imprensa de Francisco Neto, selecionador português feminino de futebol, de apresentação da lista de convocadas para os dois primeiros jogos na Liga das Nações B de 2024/25, com a Bósnia-Herzegovina, em 05 de abril, e Malta, em 09 de abril.

“O que me impressiona mais é o apoio que toda a federação dá ao futebol feminino. É exemplar. Um país com a vossa dimensão está em sétimo no ranking masculino e em 21.º no feminino. Isto é extraordinário”, salientou.

Steffi Jones defendeu que o Grupo 3 na Liga das Nações B, do qual faz parte também a Irlanda do Norte e que integra a qualificação para o Campeonato da Europa de 2025, “é perfeitamente ultrapassável”, considerando que Portugal “tem potencial” para se apurar para a fase final.

A antiga futebolista visitou a Cidade do Futebol, em Oeiras, na qualidade de embaixadora do Euro2024, e não escondeu que gostaria de assistir a uma final entre Portugal e Alemanha, lembrando que a equipa das ‘quinas’ vai jogar em Gelsenkirchen, cidade onde reside.

A seleção portuguesa está integrada no Grupo F do Euro2024, em que vai defrontar Turquia, República Checa e o vencedor do caminho C dos play-offs (Geórgia ou Grécia).

A estreia no Europeu está marcada para 18 de junho, com os checos, em Leipzig, seguindo-se os duelos com os turcos, em 22 de junho, em Dortmund, e com o adversário a sair do play-off, em 26 de junho, em Gelsenkirchen.

O Campeonato da Europa de 2024 vai decorrer na Alemanha, entre 14 de junho e 14 de julho.