Manchester United e Hull City defrontam-se esta terça-feira, em Old Trafford, para a primeira mão da Taça da liga inglesa, naquele que será o primeiro de três duelos entre os portugueses José Mourinho e Marco Silva no espaço de um mês.

Recém-chegado ao Hull City, ‘lanterna vermelha’ da Premier League, Marco Silva foi feliz na sua estreia no comando técnico após vencer o Swansea por 2-0, para a Taça de Inglaterra. Em caso de vitória sobre os ‘red devils’, o treinador luso conseguirá algo inédito: levar os ‘tigers’ à final da competição.

"Será um jogo difícil. Tentaremos manter a eliminatória em aberto para a 2ª mão em casa, para seguirmos em frente na competição. Esse é o nosso foco", perspetivou Marco Silva.

O treinador campeão pelo Olympiakos falou ainda em conferência de imprensa sobre o sabor especial de “dois treinadores portugueses se encontrarem em Old Trafford”. " De certeza que falaremos um pouco. Mas durante 90 minutos seremos adversários", alertou.

Por sua vez, José Mourinho, que vem de uma sequência de oito vitórias consecutivas no Manchester United, avisa que a equipa vai dar tudo para garantir vantagem logo na primeira mão.

“O Hull vai disputar uma meia-final e é uma grande ocasião para eles. Eu não sei, mas talvez o jogo que eles vão disputar três ou quatro dias depois na Premier League [Bournemouth] será mais importante. Nós temos um jogo com o Liverpool, um grande jogo para nós, mas queremos estar na final. Por isso, nós vamos defrontar o Hull com tudo o que temos, com todo o poder que temos. Sabemos que são duas mãos, mas a segunda mão é fora. Se tivermos de fazer alguma coisa para ficar em vantagem na primeira mão, vamos tentar fazer isso", afirma.

O técnico do Manchester United revelou ainda alguns dos nomes que fará alinhar frente aos ‘tigers’: “Vamos jogar com jogadores frescos. Por isso é fácil perceber qual vai ser a nossa equipa - Zlatan [Ibrahimovic], Pogba, Herrera, Valência.

De referir que este será o primeiro de três confrontos entre os dois técnicos portugueses em apenas um mês. Seguir-se-á o duelo da segunda mão da Taça da Liga inglesa, agendado para 24 de janeiro, e, oito dias depois, o encontro referente à Premier League.

Marco Silva e José Mourinho já se defrontaram por duas vezes, em 2014/15, ao serviço do Sporting e do Chelsea, respetivamente, para a fase de grupos da Liga dos Campeões. Em ambos os casos a vitória sorriu ao emblema londrino (3-1, 1-0).

Outro dado curioso prende-se com o facto de este ser apenas o segundo duelo entre treinadores lusos em toda a história do futebol inglês. Ou seja, até hoje, só Mourinho (Chelsea) e André Villas-Boas (Tottenham) se haviam defrontado por uma vez, em setembro de 2013, em White Hart Lane. O encontro terminou empatado a um golo.

Manchester United e Hull City defrontam-se esta terça-feira, às 20h00. De referir que Mourinho parte para este duelo com vantagem no histórico de confrontos: das cinco ocasiões em que defrontou o Hull City, saiu sempre vitorioso.