O Sporting venceu hoje, por 2-0, a equipa húngara do MTK, em Budapeste, na segunda jornada do grupo 8 de qualificação para a Liga dos Campeões Europeus de futebol feminino, e mantém a esperança de seguir em frente.

Depois da derrota (2-1) na estreia frente BIIK-Kazygurt, do Cazaquistão, as campeãs portuguesas reagiram da melhor forma e conseguiram um triunfo justo e inequívoco graças aos golos de Ana Leite, aos 61 minutos, e Solange Carvalhas, aos 79.

Foi preciso esperar pela segunda parte para as ‘leoas’ encontrarem o caminho dos golos, mas a superioridade sobre a formação húngara começou a desenhar-se desde cedo.

Aos 11 minutos, Diana Silva teve nos pés a oportunidade de abrir o marcador, mas acabou por atirar ao lado quando estava isolada perante Reka Szocs.

A avançada ‘leonina’ chegaria mesmo a introduzir a bola na baliza do MTK aos 29, mas o lance foi anulado por fora de jogo. Pouco depois, foi a vez de Ana Borges desperdiçar uma ocasião clara de golo, atirando muito alto.

Todavia, no segundo tempo, Ana Borges assumiu com competência o papel de ‘assistente’' e foi responsável pelo desenho dos golos do Sporting. Aos 61, Ana Leite finalizou de pé direito um excelente cruzamento da internacional portuguesa no flanco direito, consumando o domínio da equipa orientada por Nuno Cristóvão.

Na única alteração realizada, o técnico trocou Ana Leite por Solange Carvalhas e a aposta revelou-se uma vez mais certeira, pois, aos 79, a recém-entrada assinou o segundo golo da equipa, depois de mais uma assistência perfeita de Ana Borges.

Até ao apito final, o Sporting ainda chegou a gritar golo, num remate forte de Diana Silva, mas ficou a dúvida se a bola chegou a ultrapassar por completo a linha da baliza e a árbitro Eleni Antoniou decidiu não assinalar.

Com este triunfo, o Sporting passa a somar três pontos em dois jogos, tantos quanto o MTK. O grupo é liderado pela formação do BIIK-Kazygurt, com seis pontos, enquanto o último lugar pertence ao Hajvallia, ainda a zero. As ‘leoas’ fecham a participação nesta fase na próxima segunda-feira, com o jogo frente ao Hajvallia.

Para superar a fase de grupos e chegar aos 32 avos de final, o Sporting tem de vencer o grupo ou ser o segundo classificado com o melhor registo nos jogos com o primeiro e o terceiro classificados, para poder juntar-se às 21 equipas com entrada direta para aquela fase da competição.

Estádio Hidegkúti Nándor, em Budapeste.

MTK - Sporting, 0-2

Ao intervalo: 0-0

Marcadoras:

0-1, Ana Leite, 61 minutos.

0-2, Solange Carvalhas, 79.

Equipas:

- MTK: Reka Szocs, Barbara Toth, Reka Demeter (Nóra Palkovics, 46), Lilla Turanyi, Anita Pinczi, Dora Papp, Diána Csányi, Edina Farádi-Szabó (Angéla Smuczer, 55), Lilla Nagy, Izabella Ujvári (Rita Méry, 77) e Zsuzsanna Szabó.

Treinador: György Szabados.

- Sporting: Patrícia Morais, Rita Fontemanha, Carole Costa, Mariana Azevedo, Joana Marchão, Fátima Pinto, Carlyn Baldwin, Tatiana Pinto, Ana Borges, Diana Silva e Ana Leite (Solange Carvalhas, 73).

Treinador: Nuno Cristóvão.

Árbitro: Eleni Antoniou (Grécia).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Diána Csányi (14), Dora Papp (70) e Lilla Nagy (90+2).

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.