A Bélgica vai permitir adeptos nos estádios de futebol a partir de 11 de setembro, numa altura em que a edição 2020/21 do principal campeonato de futebol já vai na terceira jornada. De recordar que o campeonato arrancou no dia 08 de agosto, depois de o governo e a federação terem decidido não retomar o que restava jogar da época passada, quando a prova foi interrompida em março devido a COVID-19.

"Estamos convencidos de que os clubes e os adeptos estarão preparados para o regresso de modo seguro", disse Pierre François, diretor da Liga belga.

Os estádios vão poder ter entre 400 e 5000 adeptos no seu interior, dependendo da sua capacidade.

Recentemente, o conselho superior da federação decidiu que não vai ter campeão ou equipas a descer caso um motivo de força maior impeça que sejam disputados pelo menos metade dos jogos da época 2020/21.

Os ajustes no regulamento, motivados pela pandemia da covid-19, ditam que em caso de cessação definitiva da competição por motivos de força maior "serão fixadas consequências desportivas em relação à classificação após o último jogo disputado, desde que todas as equipas se tenham defrontado pelo menos uma vez e se tenha completado metade da fase clássica”.

Na Bélgica, as 16 equipas disputam a fase regular a 30 jornadas e posteriormente o campeão é encontrado num ‘play-off’ a seis equipas, que completam mais 10 jornadas com dois jogos entre cada uma.

Se não for disputado o número mínimo de jornadas, não haverá campeão nem descidas: as posições das competições europeias seriam feitas de acordo com o desempenho médio das últimas épocas.

Um clube que tenha sete jogadores infetados com a COVID-19 pode pedir adiamento de um jogo.

O protocolo contra a COVID-19 prevê que um jogador com teste positivo deve ser excluído do grupo de trabalho por pelo menos uma semana e permanecer isolado.

A Bélgica é dos países europeus mais afetados pela pandemia de COVID-19. O país registou 9996 mortes causadas pela COVID-19, num total de 82 092 casos registados até esta terça-feira. É dos países com mais mortes por habitantes.

A Liga belga é liderada pelo Beerschot Wilrijk e pelo Charleroi, ambos com nove pontos em três jogos disputados.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.