Louis van Gaal, retirado do futebol a nível profissional desde junho de 2016, concedeu uma entrevista ao jornal espanhol El Pais em que deixou duras críticas ao estilo de jogo de Lionel Messi e Neymar, acusando-os de não contribuírem para o modelo colectivo das respetivas equipas onde estão inseridos.

"Repare no Barcelona, quantas Champions ganhou com aquele que dizem ser o melhor jogador do Mundo? E o Neymar no PSG? Quantas Champions ganhou? Gosto deles como futebolistas individuais, mas não como jogadores de equipa. Nos jogos coletivos não há nada mais importante do que o jogador de equipa", considerou o holandês.

"Penso que o Messi devia perguntar-se como é possível estar há tanto tempo sem ganhar a Liga dos Campeões. Gosto do Messi, como jogador individual é o melhor do Mundo porque as suas estatísticas são assombrosas, mas por que não ganha a Champions há cinco anos? Como capitão deve perguntar-se por que razão a equipa não ganha na Europa. O Barça tem uma equipa maravilhosa, não podes dizer que o Rakitic, o Coutinho, o Alba, o Ter Stegen, o Arthur ou o Vidal sejam maus. O Messi também é responsável pelo que está a acontecer ao Barcelona", acrescentou.

"O clube tem um plantel de 30 jogadores, o Messi deve adaptar-se à equipa e não o contrário. O Guardiola conseguiu isso, mas os últimos treinadores querem protegê-lo demasiado, em vez de protegerem a equipa", atirou ainda.

Quem também não escapou às críticas do treinador holandês foi Neymar, considerando que o brasileiro tem o mesmo problema que o internacional argentino.

"Neymar sofre do mesmo problema? Lembro-me que no Barcelona o Neymar jogava ao serviço de Messi. Não estou contra ele, acho que é fabuloso, mas no PSG não joga para a equipa. E eu penso que todos os jogadores devem jogar para a equipa. Até o Messi", concluiu.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.