O 1.º Agosto, treinado pelo português Paulo Duarte, voltou ontem à liderança do campeonato angolano de futebol, após ganhar ao Desportivo da Huíla, por 2-0, em jogo a contar para a 19.ª jornada.

Os golos dos campeões em título foram marcados por Melono Dala, irmão mais novo de Gelson Dala, do Rio Ave, aos 68 minutos, e Mabululu, ao minuto 75, em partida disputada no Estádio 11 de Novembro, em Luanda.

Com esta vitória, os ‘militares’, como também é conhecido o 1º de Agosto, somam agora 43 pontos, relegando para o segundo lugar, com os mesmos 41 pontos, o Sagrada Esperança.

Já o Interclube, treinado pelo português Ivo Campos, empatou a 1-1 diante do Progresso Sambizanga.

Os ‘sambilas’, denominação atribuída também ao Progresso, abriram o marcador, por Julinho, aos 68 minutos, ao passo que, cinco minutos depois, os ‘polícias’ igualaram a partida com golo de Mano Calesso.

Com este empate, a turma orientada pelo português Ivo Campos mantém-se na quinta posição com 33 pontos.

O Recreativo do Libolo, treinado pelo português Paulo Torres, consentiu a segunda derrota consecutiva, ao perder diante do Sporting de Cabinda por 1-0. O único golo da partida foi marcado por Cadima, aos 28 minutos.

Já o Petro de Luanda ascendeu ao terceiro lugar da prova, fruto da vitória sobre o Santa Rita de Cássia por 1-0. Tiago Azulão, aos 37 minutos, marcou o golo solitário do encontro. Com o triunfo, os ‘petrolíferos’ somam agora 39 pontos.

No estádio dos Kurikutelas, na província angolana do Huambo, sul de Angola, o Ferrovia ganhou ao Bravos do Maquis por 2-0. Os golos dos ‘locomotivas’ foram apontados por Paizinho, aos 27 minutos e Vingumba, aos 67.

No estádio do Buraco, província angolana de Benguela, Sul de Angola, a Académica do Lobito, com um golo polémico, suplantou a Baixa de Cassanje por 2-1.

Os ‘estudantes’ inauguraram o marcador, aos 25 minutos, com golo de Macussa, sendo que, minutos depois, Rubson igualou a partida. O golo do triunfo, marcado por Giresse, gerou polémica.

O Recreativo da Caála, por sua vez, ganhou ao Wiliet de Benguela por 2-0. Os golos foram apontados por Deco, aos 42 e 74 minutos.

A 19.ª jornada, esta quarta-feira, registou ainda o adiamento do confronto entre o Sagrada Esperança, da Luanda Norte, e Cuando Cubango FC, pelo facto de os ‘diamantíferos’ não terem viajado ao Bié, Sul de Angola, por falta de transporte aéreo, facto que levou a partida a ser remarcada para o dia 26 de maio.

Das Faa, do Interclube, Mabululu, do 1.º de Agosto, e Tiago Azulão, do Petro de Luanda, são os melhores marcadores do campeonato com oito golos cada.

Jogos da 19.ª jornada:

- Quarta-feira, 12 mai:

Ferrovia do Huambo - Bravos do Maquis, 2-0

Recreativo da Caála - Wiliet de Benguela, 2-0

Petro de Luanda - Santa Rita de Cássia, 1-0

Académica do Lobito - Baixa de Kassanje, 2-1

Sporting de Cabinda - Recreativo do Libolo, 1-0

Progresso Sambizanga – Interclube, 1-1

1º de Agosto – Desportivo da Huíla, 2-0

- Quarta-feira, 26 mai:

Sagrada Esperança – Cuando Cubango FC

Classificação:

1. Primeiro de Agosto, 43 pontos.

2. Sagrada Esperança, 41.

3. Petro de Luanda, 39.

4. Bravos do Maquis, 38.

5. Interclube, 33.

6. Recreativo da Caála, 28.

7. Académica do Lobito, 26.

8. Desportivo da Huila, 24.

9. Progresso Sambizanga, 23.

10. Williet de Benguela, 21.

11. Recreativo do Libolo

12. Sporting de Cabinda, 20.

13. Cuando Cubango, 19.

14. Baixa de Kassange, 15.

15. Santa Rita de Cássia, 14.

16. Ferrovia do Huambo, 9.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.

Ajude-nos a melhorar o SAPO Desporto