As duas formações da província de Luanda e mais tituladas do campeonato, 1º de Agosto com nove troféus e Petro de Luanda com 15, continuam a projetar o dérbi número 35 do Girabola, campeonato de futebol da primeira divisão de Angola.

O desafio mais esperado do país acontece no dia 25 de abril, às 17 horas, no Estádio 11 de Novembro, em Luanda, quando os Rubros Negros, 1º de Agosto, receberem o principal rival, Petro, em desafio a contar para a 10ª jornada do Girabola.

Os rivais realizaram esta terça-feira o segundo treino da semana, visando o jogo da sexta jornada no fim-de-semana, mas antes os petrolíferos farão o jogo de acerto à quinta jornada na quarta-feira, dia em que encerra esta fase da competição.

As duas agremiações, apesar de não convencerem ainda nesta época, com destaque para o campeonato onde estão a "engatinhar" na tabela classificativa, prometem tudo fazer para vencer, mas sabem que o desafio será "a doer" e não há favorito.

Para o dérbi, o treinador dos Rubros Negros, Dragan Jovic, reconheceu que a sua equipa ainda não deu cartas nesta época, mas estão a corrigir as estratégias para vencer, bem como nos outros jogos do campeonato.

Com o objetivo de vencer o décimo troféu nesta temporada, o técnico bósnio realçou que ainda há tempo para ultrapassar a crise de vitórias, mas lamentou a perda de pontos nas jornadas anteriores. Por este motivo, não poupam esforços para acabar com as derrotas e empates no campeonato, onde querem quebrar o jejum a partir de sábado, quando receber no Estádio 11 de Novembro, o estreante, Domant FC do Bengo.

Por sua vez, o brasileiro Alexandre Graceli, técnico dos tricolores, Petro de Luanda, afirmou que para além de a sua equipa não ter o foco para o título, estão a traçar as "linhas mestras" para atingir os lugares principais no campeonato.

Graceli fez saber que o seu conjunto está em altura para o dérbi, em abril, mas reconheceu que o adversário é forte e merece respeito, porque se trata de um desafio importante e bastante complicado para as equipas rivais.

"Esperemos dar o nosso melhor para vencer, mas sabemos que será um jogo difícil, onde quem errar menos poderá vencer", sublinhou o técnico com duas épocas consecutivas no comando dos tricolores.

Para o desafio, os dois técnicos esperam também que não haja constrangimentos, tal como aconteceu no ano passado, e por isso apelaram os jogadores e adeptos para não praticarem atos de vandalismo, de modo a não condicionar as outras jornadas do campeonato.

Depois desse primeiro encontro da época 2015, os dois emblemas voltam a medir forças em outubro, em desafio referente à 25ª jornada, segunda volta do Girabola, prova em que os Rubros Negros somam três derrotas, um empate e igual número de pontos e ocupam o décimo quinto lugar, penúltimo, enquanto os Tricolores têm uma derrota e igual número de empates e ocupam a quarta posição com sete pontos.

A lista dos melhores marcadores continua a ser liderada pelo avançado do Kabuscorp do Palanca Albert Meyong, com quatro golos, seguido por Abel do Domant FC do Bengo e Nandinho do Interclube, ambos com três tentos.

O Interclube continua invicto e comanda a tabela classificativa do campeonato com 11 pontos, fruto de quatro vitórias e um empate.