O duelo entre o Benfica de Luanda e o Kabuscorp do Palanca, marcado para sábado, é o destaque da 26.ª jornada do Campeonato Angoalno de Futebol da primeira divisão (Girabola2014).
Três dias após se defrontarem nas meias-finais da Taça de Angola, com vitória dos encarnados da capital angolana por 2-0, as duas equipas voltam a jogar para o campeonato, numa partida que se espera equilibrada.
As duas equipas estão separadas por três pontos, sendo que o Kabuscorp é segundo, com 52 pontos, enquanto o Benfica vem na posição seguinte, com 49. Na primeira volta as "águias" da capital venceram por 1-0.
Na outra partida não menos importante, o líder, Recreativo do Libolo, com 58 pontos, vai ter pela frente o aflito Sporting de Cabinda, que luta pela permanência na maior cimeira do futebol angolano.
A formação do Cuanza Sul, que entra para a partida como favorita, dada a diferença de qualidade dos plantéis, vai encontrar o 13.º classificado, com 24 pontos, sedento de pontos. Apesar da posição na tabela o Sporting de Cabinda tem feito jogos equilibrados com as chamadas equipas "grandes" do futebol angolano.
Na cidade do Uíge, o representante local (União do Uíge) recebe o 1.º de Agosto, que há muito está afastado do título, mas sonha ainda pelo segundo lugar.
Os " militares" ocupam o quarto lugar, com 43 pontos, e vão enfrentar o 16.º e ultimo colocado, com apenas 19 pontos.
Ainda sábado, no estádio nacional da Cidadela, o Atlético Sport Aviação (11.º com 26 pontos) enfrenta o Sagrada Esperança, sexto classificado, com 36 pontos.
No 22 de Junho, os donos da casa (Interclube) vão receber o Desportivo da Huila, formações separadas por seis pontos, onde os "polícias" vêm na oitava posição, com 32 pontos, enquanto os " militares" da frente sul estão na décima segunda posição, com 26.
Já no domingo, o Petro de Luanda, que está a fazer uma temporada atípica, encara o Recreativo da Caála, formação que ainda não se livrou da despromoção,
Os petrolíferos, equipa mais titulada do país, com quinze troféus, ocupam o sétimo lugar, com 35 pontos, já os caalenses estão na nona posição, com 29.
O Progresso do Sambizanga, cuja a direcção deu voto de confiança ao seu técnico Lúcio Antunes, mede forças com o 1.º de Maio de Benguela, duas equipas que estão a fazer uma temporada fora do normal e que ainda não têm permanência garantida.
Os "sambilas" são décimos, com 28 pontos, enquanto os "proletários", ocupam o 14.º posto, com 24 pontos.
No Lubango, o Benfica local recebe o FC Bravos do Maquis. A formação da Huíla luta para não descer de divisão, ocupando a 15.ª posição, com 20 pontos, enquanto os maquisardes ainda aspiram a um lugar nas Afrotaças, estando neste momento no quinto posto, com 37 pontos.
No próximo final de semana o Girabola registará uma pausa, devido à deslocação dos Palancas Negras à cidade de Maseru, onde vão defrontar o Lesotho, em jogo da terceira jornada do Grupo C de apuramento ao CAN2015, em Marrocos.
Comentários