O Progresso Sambizanga consentiu uma derrota em casa diante do FC Bravos do Maquis, por 1-2, no encerramento da 17ª jornada do Girabola2013, disputada no Estádio da Cidadela, em Luanda.

Numa partida equilibrada, os golos foram apontados por Djó, aos 39 minutos, para os maquisardes, Massinga (52) para os progressistas, e Santana (85) a favor dos visitantes.      

Os anfitriões entraram em pressão alta e só dez minutos depois o adversário foi capaz de chegar ao seu reduto com perigo, seguindo-se a uma contrariedade para Zeca Amaral, obrigado a substituir o lesionado Minguito por Zé Kalanga.

Aos 30 minutos, quando o desafio estava equilibrado, Chico, de cabeça, obrigou o guarda-redes maquisarde Tsherry a uma defesa arrojada.

O terceiro classificado da prova, agora com 34 pontos, inaugurou o marcador aos 39 minutos por Djó, de remate de fora da área, sem hipóteses de defesa para o guarda-redes Vozinha.

O intervalo chegou com vantagem mínima da equipa do Moxico (1-0).

No reatamento, o treinador sambila, David Dias, colocou no meio campo Botayi e Joãozinho em substituição de Calú e Chico. Dez minutos depois Sawú rendeu Botayi.

Porém, o ponta-de-lança do Progresso, Massinga, aos 52 minutos, tratou de repor a verdade desportiva, igualando o jogo equilibrado (1-1), na sequência de um forte remate.

A entrada de Santana (Joca aos 67) conferiu maior velocidade e consistência ao ataque do Maquis, que também faz entrar Balu (Oliveira).

Fruto da pressão ofensiva dos visitantes na última etapa do encontro, Santana pôs a sua equipa em vantagem aos 85 minutos, em jogada de contra-ataque.

A partida terminou com os atletas do Progresso do Sambizanga a demonstrarem inconformismo e a protagonizarem um "festival" de falhanços.

Com este resultado, o Progresso ocupa a sétima posição com 23 pontos, enquanto os Bravos do Maquis continuam em terceiro (34). A prova é liderada pelo Kabuscorp (41).