O campeão Kabuscorp do Palanca, um dos candidatos a conquista do campeonato/2014, viu , sábado, no estádio 4 de Janeiro, os seus principais opositores afastarem-se na tabela de classificação (Libolo e Benfica de Luanda), ao empatar a uma bola, na casa da União Sport Clube do Uíge, em jogo a contar para a décima jornada.

Jogando de forma atrevida e com o apoio do seu público que vinha das bancadas, a equipa da União Sport Clube Uíge, chegou com perigo aos quatro e cinco minutos na baliza defendida por Rubian, por intermédio do avançado Diavita que soube bem explorar Hernâni e Zuela, em ambas ocasiões, mas errou na finalização.

Aos oito minutos, Tresor Mputu Mabi mais rápido que o seu colega de equipa  Meyong,  ganhou na concorrência o defesa Loco, rematou com jeito e a bola foi cortada quase acima da linha do golo, pelo capitão Zau.

Passado 12 minutos, Diavita volta assustar os adeptos quando se encontrava cara-a-cara com o guarda-redes do Kabuscorp, rematou para cima da baliza, cinco minutos depois com passes de um e dois toques, protagonizados pelos jogadores Tshikuma e Gerry, assistindo na pequena área Raúl, rematou forte e a bola raspou o travessão.

O avançado da União, Bukungu em tarde de inspiração aos 33 minutos isolou-se com facilidade aos centrais contrários (Silva e Zuela), correu com a bola por dez metros e juntos ao guarda-redes Rubian, rematou para cima da baliza.

Aos 21 minutos, Hernâni apareceu bem enquadrado na pequena área contrária aproveitando um cruzamento de Mputu Mabi saído do lado direito conforme atacava a equipa do Kabuscorp do Palanca, cabeceou para cima, com a baliza escancarada.

Num erro traiçoeiro de Zuela que cabeceou mal a bola na pequena área, aos 35 minutos no aproveitar a bola cai nos pés de Bukungu e ele, fê-lo da melhor forma, num período em que o árbitro proveniente da província de Benguela, Venâncio Félix e seus assistentes ficaram por assinalar dois penalties, muito contestados pela equipa técnica da União e adeptos, aos 10 e 20 minutos, respetivamente.

Reagindo ao golo sofrido, aos 45 minutos Love Kabungula querendo fazer o que lhe compete driblou Zau e Loco, rematou forte com o seu pé esquerdo e Johnny em grande plano com uma palmada, atirou a bola para fora.

No reatamento da partida, aos 47 minutos Bukungu embalado para baliza de Rubian, o defesa Hernâni intercedeu o ataque duma forma incorreta e o árbitro em cima do lance, mostrou-lhe o segundo cartão amarelo que culminou com um cartão vermelho.

Diavita em tarde de boa exibição, mas sem a sorte de violar a baliza defendida por Rubian, aos 57 minutos numa bola dividida rematou para fora.

A estrela sonante do Kabuscorp do Palanca (Mabi), ganhou a linha do fundo e passou por dois adversários rematou em desequilíbrio, mas a bola foi cortada por Loco numa altura em que o guarda-redes Johnny já se encontrava batido.

Aos 72 minutos, Tresor Mputu Mabi depois de receber um belo passa do seu compatriota Lami, que esteve a quem da exibição, rematou e a bola tendo batido no defesa Nzua, entrou dentro da baliza.

Nos últimos 10 minutos, o jogo registou duas paragens devido aos adeptos da União Sport Clube que arremessavam objetos dentro do campo e contra os adeptos da equipa do Kabuscorp do Palanca, através da mau atuação do árbitro Venâncio Félix que cortava lances a traz de lances de fora de jogos inexistentes contra a União Sport Clube .