A crise financeira que o Benfica do Lubango vive desde o começo do ano teve a sua primeira vítima na sua direção. O presidente, Cunha Velho, afastou esta terça-feira o seu colaborador imediato, o vice-presidente para o futebol, Jacques da Conceição e criou uma comissão técnica provisória.

Uma nota, lacónica, afixada na vitrina da direcção do clube, centro da cidade do Lubango, indica apenas que foi dada como finda a comissão de serviço que Jacques da Conceição vinha desempenhando desde 2012, sem apontar razões.

A mesma nota refere que foi criada uma comissão técnica que passa a velar pela área do futebol que é liderada por Agostinho Francisco João, que já foi vice-presidente de 2004 a 2012, que será coadjuvado pelo antigo avançado da equipa, Zé Bula.

Contactado pela Angop, esta manhã, o demitido vice-presidente, Jacques da Conceição, declarou-se surpreendido pela decisão tomada numa reunião feita recentemente e na sua ausência, pois encontrava-se em Luanda para negociar com a Sonangol Pesquisa e Produção a disponibilização da última parte do patrocínio anual.

O entrevistado disse desconhecer as razões que levaram a tal decisão, considerando ser um demonstração de falta de consideração, até porque conseguiu dar avanços significativos para a resolução do problema financeiro que o clube vive. Jacques da Conceição afirmou que vai definitivamente abandonar o clube, pois não tem ânimo para prosseguir.

O recém-nomeado recusou-se a prestar qualquer declaração. O presidente do clube também se remeteu ao silêncio. O Benfica do Lubango ocupa actualmente a última posição do Girabola com 13 pontos.