O 1º de Agosto venceu o Recreativo da Caála por 3-0, em jogo de abertura da 1ª jornada do Girabola 2013. Kabamba, por duas vezes, e Zola Matumona fizeram os golos dos Militares.
Num encontro antecipado da 1ª jornada, em virtude dos compromissos das duas equipas nas Afrotaças, o 1º de Agosto fez valer o seu estatuto de favorito e venceu sem muitas dificuldades um Recreativo da Caála que mostrou poucas soluções no ataque.
Apesar disso, foram os caalenses a criarem a primeira oportunidade de golo. Kali perdeu a bola na defesa Militar, o esférico sobrou para Pilola que tentou marcar, já quase sem ângulo. O seu remate saiu mal, quando tinha um colega no interior da área, pronto para empurrar para a baliza.
Na resposta o D´Agosto marcou. Num livre apontado na esquerda por Manucho, o avançado congolês Kabamba antecipou-se à defensiva contrária e fez o 1-0 de cabeça. Antes Amaro já tinha perdido um golo feito, atirando de cabeça para fora.
Com Zola Matumona a “mandar” no meio-campo e Amaro a desequilibrar na esquerda, a bola chegava facilmente a Kabamba, que dava muito trabalho à defensiva contrária. Matumona e Kabamba tiveram duas boas oportunidades para ampliar o marcador mas falharam.
Se no meio-campo e ataque a equipa de Romeu Filemon era melhor, na defesa o jogo não corria bem ao técnico angolano. Kali e Ndieu, a dupla de centrais, mostravam falta de rotinas. O Caála criou algum perigo, embora nunca tenha estado perto do golo.
Antes do intervalo reclamou-se falta na área do D´Agosto. Kali derrubou Pilola, o árbitro assistente nada marcou, apesar de as imagens mostrarem que o central fez falta sobre o avançado.
Ricardo Formosinho mexeu na equipa do Caála, colocando Edson e Firmino em campo. Nos primeiros minutos os caalenses mostraram alguma vontade em inverter o marcador mas não foram eficazes. O meio-campo denotava falta de criatividade e a bola raramente chegava aos avançados em condições.
Em dois minutos o 1º de Agosto “matou” as aspirações Do Caála de chegar ao empate. Primeiro foi Matumona a fazer um golaço, na marcação de um livre direto que Lokwa (mal batido) não conseguiu parar.
No minuto seguinte Kabamba fechou as contas do marcador, fazendo um bonito golo, num remate em vólei dentro da área, após defesa de Lokwa a um remate na área caalense.
Até ao final o Caála poderia ter marcado em duas ocasiões mas Hugo Marques mostrou muita segurança e elasticidade, negando o golo a formação de Formosinho.
O 1º de Agosto entra assim com o pé direito no Girabola 2013, mostrando que tem soluções para todos os sectores. Em dois jogos a equipa de Romeu Filemon fez sete golos e sofreu dois.
Comentários