
O FC Porto despediu-se da I Liga com um triunfo por 3-0 diante do Nacional, na 34.ª e última jornada da prova. Os Dragões terminam no terceiro posto. Franciso Moura, Samu e Rodrigo Mora fizeram os golos dos portistas, que acabam a época com 71 pontos.
O FC Porto entrou praticamente a ganhar quando, no primeiro minuto, Martin Fernandes centrou para um grande cabeceamento, ao segundo poste, de Francisco Moura.
O Nacional, sem nada a perder, foi à procura da felicidade. Aos sete minutos, João Aurélio caiu na área portista em lance com Fábio Vieira. O VAR chamou o árbitro José Bessa para rever as imagens, o juiz considerou falta do médio portista e marcou grande penalidade. Mas Joel Tagueu permitiu a defesa de Diogo Costa. O guardião portista adivinhou o lado e defendeu para canto.
A equipa de Martin Anselmi continuava a 'pastar' em campo, sem intensidade, sem vontade. Valia Diogo Costa, a negar o golo aos madeirenses. Primeiro aos 13 minutos, num cabeceamento de Léo Santos, a pôr à prova o internacional português. Depois, aos 37, a voar para evitar o golo de Paulinho.
No segundo tempo, Zé Vitor foi expulso com duplo amarelo após travar na área nacionalista o avançado Samu que ia isolado. Na grande penalidade, Samu não tremeu e fez o 2-0, aos 69 minutos.
A conta foi fechada por Rodrigo Mora, aos 83, em lance de contra-ataque. Correu muitos metros antes de entrar na área e rematar cruzado.
Os portistas terminam a prova em terceiro, com 71 pontos, e vão ter entrada direta na fase de liga da Liga Europa na próxima época, enquanto o Nacional fechou o campeonato em 14.º, com 34.
Já o Sporting de Braga, que tinha uma missão quase impossível na luta com os ‘azuis e brancos’ pelo último lugar do pódio, empatou na receção ao Benfica (1-1), ficando no quarto posto, com 66 pontos, e vai ter de disputar as pré-eliminatórias da segunda competição de clubes da UEFA.
Comentários