O histórico dérbi de Luanda entre o 1.º de Agosto e o Petro vai animar a décima jornada do campeonato angolano de futebol, que se disputa no fim de semana.

Os 'militares', eternos candidatos ao primeiro lugar do 'Girabola', já conquistaram 21 títulos em 38 anos, mas o último de campeão foi já em 2006. Cenário idêntico vive-se do lado do Petro de Luanda, outro histórico e que desde 1980 garantiu 31 títulos nacionais. Contudo, o último campeonato foi conquistado em 2009.

Num dos mais escaldantes jogos da temporada desportiva, pelo fervor e rivalidade dos adeptos dos dois clubes, o 1.º de Agosto apresenta-se em forte recuperação na tabela, depois de sucessivos desaires no arranque do campeonato, enquanto os 'petrolíferos' foram surpreendidos em casa, na jornada anterior, pela Académica do Lobito (derrota por 3-1), de Benguela.

A equipa de Lobito, precisamente uma das surpresas desta temporada de 2015, vai testar em casa, nesta jornada, o atual líder do Girabola, o Interclube de Luanda, enquanto o Kabuscorp do Palanca, vice-campeão de 2014, recebe na capital angolana os ‘leões’ de Cabinda.

Ainda em Luanda, o Benfica local recebe o Bravos do Maquis, que com o português Vítor Manuel no comando técnico continua a realizar um campeonato tranquilo, sempre na primeira metade da tabela.

Após três desaires consecutivos, o Recreativo do Libolo, campeão em título, aproveitou o acerto de um jogo em atraso, na quarta-feira, para voltar às vitórias (1-0 em casa do Desportivo da Huíla), subindo ao terceiro lugar, antes de receber, já no fecho desta décima jornada, os ‘aviadores’ do ASA, de Luanda.

Programa da 10.ª jornada:

- Sábado, 25 abr:

1.º de Agosto - Petro de Luanda.

- Domingo, 26 abr:

Domant FC - Progresso do Sambizanga.

Académica do Lobito - Interclube.

Desportivo da Huíla - Sagrada Esperança.

Recreativo da Caála - Progresso da Lunda Sul.

Kabuscorp do Palanca - Sporting de Cabinda.

Benfica de Luanda - Bravos do Maquis.

- Segunda-feira, 27 abr:

Recreativo do Libolo - ASA.